quarta-feira, 13 de abril de 2011

Francês inventa banheiro portátil ecológico

Depois de terem inventado o bidê e popularizado os banheiros públicos, os franceses criam agora os banheiros portáteis ecológicos.


O protótipo é uma das criações apresentadas no 39º Salão Internacional das Invenções de Genebra, na Suíça. Veja algumas invenções Leves e fáceis de serem instalados, os banheiros biodegradáveis nasceram da mente do inventor francês Laurent Helewa, pouco depois da passagem do furacão Katrina, em 2005, pela Louisiana e por Nova Orleans. Helewa, médico de formação, lamenta que os banheiros sejam "um tema um pouco tabu", mesmo sendo "necessários para desastres naturais", explicou à AFP. Como na Louisiana, ou, mais recentemente, após os terremotos devastadores no Japão (2011) e no Haiti (2010), um dos principais problemas é "o acesso aos banheiros". Sem eles, "as pessoas fazem [suas necessidades] em qualquer lugar e isso gera epidemias de cólera", acrescentou o francês.


URINA CONGELADA


Para responder a esses riscos, o inventor desenvolveu uma cabine biodegradável que pesa apenas dois quilos. Em um minuto, o artefato se transforma em um assento dotado de um saco plástico. No fundo do assento há um sistema simples para absorver e congelar líquidos como a urina, limitando os riscos de contaminação. Uma versão mais robusta também existe com um assento que resiste a um peso de 200 quilos durante 20 horas. Esse último modelo foi testado por quatro Exércitos, assegura Mayer, que espera que sua invenção contribua para a melhoria das condições sanitárias de milhares de pessoas vulneráveis no mundo. Os banheiros patenteados também são destinados aos amantes de expedições, explicou o inventor.



Expostos em Genebra pela primeira vez, os banheiros estão entre as mais de mil inovações no evento considerado o maior do mundo, por número de expositores (765), de países representados (45) e de visitantes -60 mil esperados em cinco dias. (Folha Online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário