domingo, 25 de setembro de 2011

Manifestação por políticas públicas de mobilidade urbana

Uma manifestação para exigir políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e a sustentabilidade reuniu no dia 24 deste mês em São Paulo, na Avenida Paulista, sob muito frio e garoa, cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar.

A organização do movimento esperava reunir mil pessoas até o final da caminhada. O ato é uma realização da Moving Planet, uma ação global que tem o objetivo de promover discussões sobre o uso e dependência dos combustíveis fósseis e exigir soluções climáticas das autoridades de todo o mundo.

Segundo os organizadores, o Moving Planet foi realizado em 18 estados e também no Distrito Federal. Em São Paulo, a pressão é pela elaboração de um plano municipal de mobilidade e transportes sustentáveis. Em 2010, uma proposta do plano foi apresentada à Prefeitura, solicitando a inclusão de R$ 15 milhões no orçamento municipal para a realização de estudos e debates para a elaboração de um projeto estrutural de transporte público para cidade.

“Se ele [plano] não for feito até o final do ano, [os R$ 15 milhões] voltam para o Orçamento para dicussão no ano que vem. Estamos demandando um plano de mobilidade que contemple transporte 24 horas para as pessoas poderem deixar seus carros em casa, uma boa rede de transporte público e tarifas mais justas", disse Juliana Russar, coordenadora da 350.org no Brasil, uma organização que pretende construir um movimento global de bases para resolver a crise climática. O nome 350 se deve ao número que alguns cientistas dizem ser o limite máximo de segurança para a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, Marco Nordi, os R$ 15 milhões precisam ser utilizados até o final deste ano. "Por isso, estamos preocupados. Já estamos em setembro e nada foi feito. Não queremos entrar em 2012 discutindo isso. Queremos já preparar esse plano." Para Nordi, São Paulo precisa diminuir o uso de automóvel, readequando as linhas de ônibus e interligando-as às linhas de metrô.

A manifestação teve início por volta das 15h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Segurando faixas e caminhando pela avenida, pedalando ou fazendo bolhas de sabão – com a intenção de "tirar as pessoas das bolhas em que estão fechadas", os participantes seguiram até o espaço de cultura Matilha Cultural, no centro da capital. No meio do caminho, pararam na Praça do Ciclista, localizada entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, onde se reuniram para fazer uma seta humana e uma fotografia aérea da seta, que é o símbolo do movimento e indica a "direção a ser tomada".

Fonte: Agência Brasil de 24 set de 2011.

sábado, 24 de setembro de 2011

A mensagem que calou o mundo por cinco minutos

Uma menina canadense de 13 anos de idade, membro de uma Organização de Crianças em Defesa do Meio Ambiente, fez um discurso de 5 minutos para as pessoas mais influentes do mundo em uma Conferência sobre o Meio Ambiente promovida pela ONU.
Clique no link abaixo e veja o vídeo no Youtube. O vídeo está legendado e eu te asseguro que você não vai conseguir se desprender dele enquanto não ouvir todo o discurso.
Uma mensagem bri-lhan-te. Confira

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como uma bateria pode ser reciclada?


Recicalgem de pilhas
Assim como a variedade de tipos e tamanhos de pilhas e baterias é grande, também é variável o número de opções para o reaproveitamento das baterias e pilhas. A seguir, vamos tentar mostrar um pouco do passo-a-passo que é o processo geral para a reciclagem de uma bateria, seja ela industrial ou de uma simples calculadora.

Descarregamento, seleção e separação – Antes de entrar no processo é preciso selecionar os produtos com alguma semelhança de matéria-prima.

Descarregamento
Imagem cedida pela Suzaquim
Descarregamento do material recolhido

Corte de pilhas - A primeira separação feita é da carcaça, normalmente de plástico, e do restante. O material que não pode ser reaproveitado segue para as empresas que fazem reciclagem de plástico, por exemplo.

Corte de pilhas
Imagem cedida pela Suzaquim
As pilhas são cortadas para a separação dos vários materiais
Moagem – Na moagem, acontece a separação de alguns metais como o aço, que também segue para outras empresas que reciclam o material. Neste processo, surge o o pó químico.

Moagem
Imagem cedida pela Suzaquim
Equipamento de moagem de pilhas e baterias
Reator químico – Esse pó químico passa por reações químicas como precipitações que podem formar diferentes compostos químicos. A escolha do produto vai depender da necessidade do mercado.

Reator químico
Imagem cedida pela Suzaquim
Operador manipula pó químico dentro do reator
Filtragem e prensagem – Com filtros e prensa, é feita uma nova separação entre líquidos e sólidos.

Prensagem
Imagem cedida pela Suzaquim
Prensagem que auxilia na separação de sólidos e líquidos
Calcinador – Em uma espécie de forno, os elementos sólidos são aquecidos.

Calcinador
Imagem cedida pela Suzaquim
Calcinador aquece os sólidos
Nova Moagem – Com os produtos condensados, é feita uma nova moagem.

Nova moagem
Imagem cedida pela Suzaquim
Mais uma moagem é feita durante o processo
Produto final – São, então, obtidos sais e óxidos metálicos usados por indústrias de tintas, cerâmicas e outros tipos de produtos químicos.

Produtos finais
Imagem cedida pela Suzaquim
Possíveis produtos finais da reciclagem de pilhas

Tratamento de efluentes - Paralelamente, esse processo recebe um tratamento de efluentes e de gases para deixar o processo o mais limpo possível.

Tratamento de efluentes
Fonte:http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-pilhas-baterias3.htm

Como descartar as pilhas e baterias?

Recicalgem de pilhas

Como já foi dito, para alguns tipos de pilhas e baterias, é imprescindível um descarte correto. É o caso principalmente das que têm uma advertência no corpo do produto com um x em uma lata de lixo. De qualquer modo, a iniciativa de jogar em lixo com destinação certa pode amenizar o problema que já apontamos, mesmo que não haja nenhuma indicação específica, além de ser um caminho contra o desperdício.



Aviso nas baterias
©2008 ComoTudoFunciona
Preste atenção, algumas baterias não podem ir para o lixo de jeito nenhum

Algumas empresas como supermercados, bancos ou redes de farmácia têm seus cestos para descarte de pilhas e baterias. Essas iniciativas são muito interessantes já que, por causa do pequeno volume, esse processo acaba sendo pago pela própria empresa, dentro dos seus programas de responsabilidade social, prontificando-se a recolher os produtos.

O Ministério do Meio Ambiente também tem uma lista de locais para descartes de baterias. Para saber os endereços, clique nos itens abaixo:

Além disso, para as baterias de automóveis, é comum no comércio brasileiro você usá-las como base de troca quando for adquirir uma nova. É uma ótima saída, mas se certifique que o vendedor a recicle mesmo.
Fonte:http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-pilhas-baterias2.htm

As matérias-primas e os danos das pilhas

Recicalgem de pilhas

Há vários tipos de pilhas que se diferenciam não só no tamanho como também nas utilidades e matéria-prima. Vamos a uma pequena lista.

Comuns – feitas de zinco e manganês. Têm várias utilidades como em brinquedos, rádio-relógios, walkmans, máquinas fotográficas, controles-remotos etc.

Alcalinas – feitas de alcalina e manganês. Têm várias utilidades como em brinquedos, rádio-relógios, walkmans, máquinas fotográficas, controles-remotos etc.

De níquel-metal-hidreto - usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks.

De zinco - usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks.

De lítio - usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks

De íon-lítio - usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras, ipods e notebooks

De chumbo – as baterias de carro, além de serem usadas em indústrias e em filmadoras.

De níquel-cádmio – usadas em telefones sem fio, celulares, barbeadores etc.

De óxido de mercúrio – usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.

Os três últimos tipos de baterias são as mais danosas ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos. A necessidade de devolvê-las aos fabricantes para um destino adequado é essencial. Já os outros tipos têm um impacto menor na saúde e no meio ambiente, mas é bom lembrar que nem por isso, elas deixam causar algum dano. Abaixo, veja quais os principais problemas de cada um desses materiais.


Chumbo - é prejudicial ao cérebro e sistema nervoso, pode afetar o sistema circulatório rins, sistema digestivo e reprodutor, eleva a pressão arterial, agente cancerígeno acarretando mutação genética. É altamente tóxico.

Cádmio - é um agente cancerígeno, provoca mutações genéticas nas células alterando sua função e pode causar danos ao sistema reprodutivo.

Cromo - causa dermatites, úlceras cutâneas, inflamação nasal, câncer de pulmão e perfuração do septo nasal.

Mercúrio - pode provoca efeitos danosos na pele e mucosas, náuseas violentas, vômito, dor abdominal, diarréia com sangue, danos aos rins e até morte. Em outros casos, a intoxicação pode ser crônica com sintomas como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão, associados à salivação, estomatite e diarréia, falta de coordenação motora, perda de visão e audição e deterioração de células nervosas.

Zinco
– Em grandes quantidades, há sintomas como sensações como paladar adocicado e secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômitos.

Manganês – o excesso de manganês ingerido impede a atuação do Ferro na produção de hemoglobina, causando irritabilidade, dores de cabeça, insônia e fraqueza nas pernas.

Níquel – apesar de um elemento importante para o desenvolvimento humano, mas em doses elevadas pode causar irritação gastro intestinal, náuseas, vômitos, diminuição de apite, vertigens, dor-de-cabeça, palpitação, dermatite e asma.

Estudantes marcham pela mobilidade urbana sustentável

Agência Goiana de Comunicação
22 de Setembro de 2011
A estudante Érika Lourane, que faz o 3º ano no colégio Dom Abel, foi uma das jovens que participou da Marcha pela Mobilidade Urbana Sustentável na manhã de hoje, no Parque Areião, em Goiânia. A ação, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, foi organizada pela Secretaria de Educação, em parceria com diversas instituições.

A jovem vê a importância do evento e da participação de todos para evitar o caos no trânsito de Goiânia. “É uma conscientização para um mundo melhor. Todo mundo tinha que fazer sua parte e se sensibilizar com ações. Aprendendo aqui, vou levar o conhecimento não só pra casa, mas para o resto da vida”. Assim como Érica, cerca de mil estudantes de escolas estaduais de Goiânia, também participaram da Marcha. Eles assistiram a uma palestra sobre a paz no trânsito, a uma peça teatral sobre o tema da mobilidade e então, saíram em caminhada pelo calçadão do Parque Areião, em alerta contra a violência no trânsito.

Durante toda esta semana, as escolas estaduais receberam Cds, cartilhas e folders relativos ao tema e promoveram debates entre professores e estudantes. Na útlima segunda-feira, dia 19, a Secretaria de Educação lançou um concurso de redação para que as os estudantes reflitam sobre o uso do carro e outras alternativas para locomoção.

Conforme explica o professor Edjar Júnior Barbosa, gerente de Programas Transversais da Seduc, as ações servem para alertar os alunos que há alternativas de transporte, além dos carros. “É trabalhar os novos condutores para que eles tenham uma consciência maior, para que eles saibam que o carro é um meio de transporte, mas não é o único. Pode ter a carona solidária, uma caminhada. Deixar um pouco o carro em casa buscando alternativas de mobilidade”.

Para o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT) em Goiás, Paulo Souza, é preciso repensar o modelo de cidade. “Nós precisamos de uma cidade que tenha qualidade de vida e investir em políticas públicas que valorizem a mobilidade urbana”, conclui.

Investimento em infraestrutura cicloviária

Para o coordenador do movimento Pedala Brasília, Ronaldo Alves, enquanto não houver investimentos em infraestrutura cicloviária, muitas pessoas nunca terão a chance real de pensar na bicicleta como opção de transporte. “Há um grande número de pessoas que já utilizam a bicicleta como meio de transporte e um outro grande número que não a utiliza por não encontrar condições favoráveis para fazê-lo”, afirma. “Precisamos mudar o foco e pensar também nas necessidades de locomoção da pessoa que não pode comprar carro”, completa.


Na Câmara, pelo menos uma dezena de projetos de lei em tramitação trata de incentivos ao uso da bicicleta como meio de transporte. Entre essas propostas está o PL 6474/09, do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta Brasil. Atualmente, um programa de mesmo nome já é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades – mas apenas com caráter educativo-informativo.


Segundo o autor, a ideia do projeto é aproveitar as diretrizes do programa em andamento, dando a ele força de lei. A proposta estabelece que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes deverão incluir as medidas previstas no Programa Bicicleta Brasil na concepção de seus planos diretores. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado por duas comissões e precisa ser votado por mais duas. Depois, irá para o Senado.
Prefeitura do Rio de Janeiro
Ciclovia no Rio de Janeiro
Ciclovia no Rio de Janeiro, cidade com maior malha cicloviária.
 
 
“Queremos fazer com que todas as cidades que constitucionalmente já devem constituir seus próprios planos diretores também sejam levadas a pensar em projetos alternativos de mobilidade urbana, especificamente a ampliação da infraestrutura de ciclovias e de ciclofaixas”, afirma Martins.

Infraestrutura
A implantação de sistemas cicloviários compreende ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários, paraciclos, assim como a sinalização adequada e a elaboração de normas e campanhas educativas que estimulem a adoção e a utilização segura desse meio de transporte.


O deputado também destaca que outra inovação do projeto é a previsão de fontes de recursos para financiar os investimentos. Conforme o texto, 15% do valor arrecadado com multas de trânsito será utilizado para financiar projetos ligados ao Bicicleta Brasil. Além disso, o programa terá outras fontes de financiamento, como a Cide-combustíveis.

Projetos estimulam o uso da bicicleta

Agência Câmara de Notícias
22/09/2011
 
No Dia Mundial Sem Carro, defensores das bicicletas pedem mais recursos para viabilizar esse meio de transporte. A viabilidade do uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil, em substituição ao carro, ainda é um desafio para as autoridades do setor de transportes.


Diferentemente de países europeus, como Suécia, Dinamarca e Holanda, onde as bicicletas integram o sistema viário e funcionam como fator importante para a mobilidade urbana, no Brasil o ato de pedalar ainda permanece mais associado ao lazer e ao esporte.

Prefeitura de Joinville (SC)
Terminal central de Joinville, conhecida como a cidade das bicicletas
Terminal central de Joinville, conhecida como a cidade das bicicletas.


Enquanto a legislação não avança para promover mudanças de hábito na população, iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro, comemorado hoje, servem para promover uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de carros, sobretudo nos grandes centros urbanos.


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Os organizadores estimulam os motoristas a deixar os carros em casa nesse dia e experimentar outros meios de transporte, especialmente a bicicleta.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

48 horas para acabar com o corte de oceanos

Nossos oceanos estão sendo sistematicamente destruídos e temos 48 horas para dar o alarme. As indústrias pesqueiras usam longas correntes com discos de metal pesado para arrastar suas redes pelo solo dos oceanos à procura de peixes esmagando tudo que está em seu caminho. A pesca de arrastão é como desmatar uma floresta para pegar um papagaio -- e  somente nosso protesto poderá impedir essa prática.
Em dois dias, legisladores da ONU se encontrarão para rever os impactos dessa prática mortal. Nações das ilhas do Pacífico estão lutando para salvar seus oceanos e apelaram para os membros da Avaaz para que criássemos um alarme global. Essa é a nossa chance de vencer -- se nós levantarmos nossas vozes agora, isso vai dar força para essas pequenas nações contra os grandes países pesqueiros e irá encorajar grandes atores como os EUA e Austrália, que já baniram a pesca de arrastão das suas águas, a apoiarem essa ilhas do Pacífico.
Vamos fazer um chamado urgente para impedir essa destruição sem sentido nos nossos oceanos -- e delegados irão entregar nossas vozes diretamente no encontro das Nações Unidas. Assine agora e envie para todos:
Os enormes navios de pesca de arrastão se mudam sistematicamente de um ecossistema no fundo do mar para outro, esmagando corais, sugando todas as criaturas vivas e deixando um vasto deserto para trás que não se regenerará por centenas de anos. Em um único arrastão, alguns navios são capazes de limpar uma área do tamanho de 5000 campos de futebol. Canadá, Rússia e Espanha lideram espalhando essa destruição pelas águas mais diversas e preciosas do mundo.
Grandes nações pesqueiras já tiveram 6 anos para estudar os efeitos da pesca de arrastão e mudar para práticas mais sustentáveis. A maioria tem falhado em cumprir seus compromissos com a proteção dos oceanos e continua direcionando recursos enormes -- mais de 162 milhões de dólares por ano -- para o arrastão dos oceanos.
O encontro dessa semana é o nosso momento para mudar a maré dessa destruição. Um grupo de cientistas marítimos internacionais recentemente pediu que acabassem permanentemente com a pesca em águas profundas, e a Comissão de Pesca da União Européia se manifestou contra os subsídios do governo para a pesca de arrastão. O momento está crescendo, mas é preciso um enorme clamor público global para transformar o encontro da ONU num momento importante de responsabilidade. Junte-se ao chamado para salvar os oceanos, assine a petição agora e envie para seus amigos:
No ano passado, os membros da Avaaz providenciaram um apoio crucial para a Grã-Bretanha criar a maior reserva marinha do mundo perto do arquipélago de Chagos. Nós também ajudamos a impulsionar um encontro internacional sobre baleias, ganhando uma prorrogação na proibição da caça mundial. Quando trabalhamos juntos, nós realmente fazemos a diferença para preservar nossos mares e a riqueza das criaturas do mundo. Vamos juntos apoiar agora as nações do Pacífico e todos os defensores dos oceanos e inaugurar uma nova era de conservação e proteção.

Com esperança,
Stephanie, Iain, Antonia, Emma, Ricken, Alice, Wissam e toda a equipe da Avaaz

domingo, 4 de setembro de 2011

Bondade de Banqueiro

Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama.

Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:


- Por quê vocês estão comendo grama...?


- Não temos dinheiro para comida.. - disse o pobre homem - . Por isso temos que comer grama.


- Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro.

- Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore.

- Que venham também - disse novamente o banqueiro. E, voltando- se para o outro homem, disse-lhe:


- Você também pode vir.


O homem, com uma voz muito sumida disse:


- Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo!

- Pois que venham também - respondeu o banqueiro.

E entraram todos no enorme e luxuoso carro.


Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse:


- O senhor é muito bom... Obrigado por nos levar a todos!

O banqueiro respondeu:


- Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! Vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais de 20 centímetros de altura!

"Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não se iluda, pense mais um pouco antes de aceitar qualquer acordo... "

Economizando energia

 Lâmpadas: incandescentes ou eletrônicas?

 Comparando modelos desses dois tipos percebe-se que as eletrônicas consomem menos energia. Mas é preciso escolher as que têm bom desempenho. Essa simples comparação pode representar uma economia de quase R$ 200,00 anuais ao bolso do consumidor.

 É o que se constata ao testarmos e compararmos lâmpadas incandescentes e eletrônicas de várias marcas presentes no mercado brasileiro. Também  é importante registrar que várias lâmpadas, irregulares, não deviam ser vendidas.

 Uma parte substancial das lâmpadas avaliadas pelo INMETRO não tem bom desempenho e outras sequer deveriam estar sendo comercializadas, já que estão em desacordo com normas técnicas.  Outras apresentam, ainda, menos luminosidade do que o mínimo exigido.

 E várias das lâmpadas testadas foram perdendo a luminosidade acima do que era esperado ao longo do tempo. Ou seja, nunca compre às escuras. Pesquise antes e certifique-se de que se trata de um produto de qualidade.

Fonte: Procon RJ - 31/08/2011. Disponível em: http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=30144

Como reduzir sua conta de luz?

 •Só utilize o ferro de passar roupas de uma só vez, passando várias peças ao mesmo tempo, pois, aquecer o ferro com frequência, o consumo de energia será alto;
•Quando usar ar condicionado, certifique-se de que todas as portas e janelas estão devidamente fechadas, e lembre sempre de fazer manutenção para aparelhos com mais de um ano de uso;
•Procure tomar banho frio, quando não for possível, deixe o chuveiro em uma temperatura amena;
•Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que são muito mais eficientes e reduzem substancialmente o consumo energético, além de durarem por mais tempo;
•Retire da tomada os carregadores de celulares e outros aparelhos assim que a carga estiver completa, pois há algum consumo de energia mesmo após concluído o carregamento e desconectado o aparelho;
•No momento em que for substituir qualquer eletrônico da sua casa, observe o selo que mostra o consumo de energia nos aparelhos que for comprar. Dê preferência aos mais eficientes;
•A geladeira velha consome muita eletricidade, quando possível, troque por uma nova mais eficiente, isso ajudará na economia mensal;
•Tire da tomada seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sempre que for passar muito tempo sem utilizá-los, pois eles geralmente consomem energia mesmo no modo de espera.

Fonte: Procon RJ - 31/08/2011.

Economizando energia

Lâmpadas: incandescentes ou eletrônicas?Comparando modelos desses dois tipos percebe-se que as eletrônicas consomem menos energia. Mas é preciso escolher as que têm bom desempenho. Essa simples comparação pode representar uma economia de quase R$ 200,00 anuais ao bolso do consumidor.

É o que se constata ao testarmos e compararmos lâmpadas incandescentes e eletrônicas de várias marcas presentes no mercado brasileiro. Também é importante registrar que várias lâmpadas, irregulares, não deviam ser vendidas.

Uma parte substancial das lâmpadas avaliadas pelo INMETRO não tem bom desempenho e outras sequer deveriam estar sendo comercializadas, já que estão em desacordo com normas técnicas. Outras apresentam, ainda, menos luminosidade do que o mínimo exigido.

E várias das lâmpadas testadas foram perdendo a luminosidade acima do que era esperado ao longo do tempo.

Ou seja, nunca compre às escuras. Pesquise antes e certifique-se de que se trata de um produto de qualidade.

Fonte: Procon RJ - 31/08/2011
Matéria completa em: http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=30144

Como e porque economizar água

A água é algo extremamente necessário nos dias de hoje. O problema é que todas as pessoas sabem disso mas não se preocupam em fazer o essencial para economizá-la e não porque elas não sabem como economizar, mas sim porque simplesmente não se preocupam.  Algumas pessoas lavam a frente da casa todos os dias, outras tomam três banhos demorados por dia, e assim gastam uma quantidade muito grande de água.


É claro que é necessário tomar banho todos os dias, lavar as mãos sempre que sujar, lavar as roupas, louças e tudo mais, porém é preciso que haja economia não só de  dinheiro mas também de água.


 Muitas pessoas se perguntam constantemente, o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ⅔ de água. Até existem brincadeiras que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.
 Mas a pergunta é fácil de ser respondida. Há realmente uma grande quantidade de água em nosso planeta porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,01 de toda a água doce podem ser aproveitada, é água potável. Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos descendentes não sofram por falta de água.


 Diferença entre água potável e água pura
 Existe uma pequena diferença entra a água que bebemos, chamada água potável, para a água totalmente pura.
 A água potável é aquela que não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. É composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Porém está é a sua composição básica. Existem vários minerais que estão diluídos na água, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros.
 A água potável é tratada pelas companhias de saneamento e recebe altas cargas de elementos químicos para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.
 Pode ser encontrada em nascentes, rios, geleiras, aquíferos e lagos (embora esteja quase sempre poluída, devido à ação inconsequente do ser humano).
 Já a água pura, é aquela que não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura, também chamada de água destilada, o líquido vital aos seres humanos é submetido à um processo chamado destilação.
 Deve-se tomar as devidas precauções para o armazenamento da água pura, pois por não conter nenhuma substância, pode facilmente absorver impurezas, o que a torna contaminada. Vale lembrar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres vivos.
 Para se ter uma idéia de como é pouco a água potável disponível em nosso planeta, veja um simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.
 Economize água, pois ela é a nossa fonte de vida, e sem ela é impossível que qualquer ser vivo possa sobreviver. Já dizem que daqui alguns anos, se o desperdício continuar como está, o litro da água vai valer aproximadamente 20 reais.
 Reduza sua conta de água e ainda ajude a preservar o meio ambiente
 ·         A primeira logicamente é jamais deixar uma torneira aberta sem estar utilizando a mesma, enquanto você escovas os dentes, esfrega a roupa suja, enxágua a louça, enfim, deixe a torneira fechada, assim você já irá economizar uma grande quantia.
 ·         Feito isso tenha em mente que não há necessidade de lavar a frente de sua casa. Apenas utilize a vassoura, já estará mais do que bom. E lave seu quintal apenas quando houver muitas necessidades. Na hora de tomar banho não brinque com a água, mesmo sendo tão relaxante e delicioso, lave-se e fique embaixo do chuveiro o tempo necessário para estar limpo. Estas são as maneiras básica para economizar água, que fazem muita diferença. (Fonte: PROCON-RJ). Matéria disponível em http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=30144