quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A vida dos golfinhos é tão preciosa quanto qualquer outra

Anualmente mais de 2.000 golfinhos são brutalmente mortos em uma pequena cidade do Japão, chamada Taiji. Esses golfinhos são mortos para consumo humano de sua carne. Além disso, outros golfinhos são capturados e  vendidos para parques aquáticos para desempenhar truques para o entertenimento.
Veja o vídeo sobre a vida dos golfinhos, sua inteligência, sua sensibilidade e perceba o quanto somos bárbaros.
 

A vida de uma galinha em uma granja de ovos.



Foto: Santuário Wings of Heart
Texto: Leide Fuzeto Gameiro



A ativista Leide Fuzeto Gameiro, de São Carlos-SP, publicou um texto emocionante que explica, de forma lúdica, como é a vida de uma galinha explorada em uma granja de ovos:

Bem vinda ao mundo, pequenina!

Você que acabou de nascer e teve o biquinho decepado. Deve estar doendo muito, eu sei. É para que você não bique a si mesma e nem às tuas companheiras quando se sentir desesperada. E acredite: você vai se sentir desesperada!

Irá para uma cela agora que, quando crescer, mal caberá teu corpo. Não conseguirá esticar as asas, se espreguiçar, saltar e muito menos andar.

Jamais saberá o que é ciscar, fazer ninhos, se empoleirar… só sentirá o desejo latejando sem entender direito. Nunca verá o sol ou sentirá a chuva. Muito menos saberá que existe noite e por isso nunca dormirá. Teus dias serão eternos, passará a vida sob lâmpadas, que manterão tua vontade de comer sem parar. Comerá muito e por isso crescerá rápido e começará cedo a botar ovos. E botará ovos sem parar. Mas jamais os verá. Eles não serão teus.

Com o tempo tuas pernas doerão muito, por não se movimentar. Talvez nasçam até feridas nas plantas dos pés, que cicatrizarão grudando teus pés nas grades.

Quando você estiver muito fraca e já não servir para botar ovos, como uma máquina eficaz, estará perto enfim o fim do teu sofrimento. Você, que só nasceu para sofrer, que mesmo sendo capaz de sentir alegria, não terá tido um só momento dela, terá, enfim, descanso… cortarão teu pescoço e, com sorte, morrerá de uma vez e não sentirá ainda o último requinte num tanque de água fervente.

E teu corpo tão triste e tão sofrido será alimento de quem pagou por cada minuto de teu castigo.

E eu, do alto da minha impotência, só posso te dizer agora e na hora de tua morte: NÃO POR MINHA CAUSA!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dias para salvar o Oceano Antártico

Caros e Caros,
Republico aqui o convite do Di Caprio junto com a ONG AVAAZ em defesa do Oceano Antártico:

Caros amigos,

Estou escrevendo para pedir a ajuda de vocês. Em poucos dias, alguns países poderão transformar várias áreas do oceano antártico no maior santuário marítimo do mundo, salvando milhares de espécies polares da ameaça representada pelas frotas da indústria pesqueira. Mas um pequeno grupo de países pode afundar esse acordo a menos que façamos algo agora:

Estou escrevendo para pedir a ajuda de vocês. Em poucos dias, alguns países poderão dar a largada para transformar grandes áreas do oceano antártico no maior santuário marítimo do mundo, salvando o habitat de baleias, pinguins e milhares de outras espécies polares das frotas da indústria pesqueira. Mas eles só vão agir se nos manifestarmos agora.
A maioria destes países apoia a criação do santuário, mas Rússia, Coréia do Sul e alguns outros estão ameaçando não aprovar o acordo para também saquear o oceano antártico após terem levado a pesca à exaustão em outras partes do planeta. Na semana que vem, um pequeno grupo de negociadores vai se reunir a portas fechadas para tomar uma decisão. Uma corrente gigante de pressão popular pode forçar a abertura das negociações, isolar os países que estão tentando bloquear a criação do santuário e assegurar um acordo para a proteção de 6 milhões de quilômetros quadrados do precioso oceano antártico.

As baleias e os pinguins não possuem voz própria, então cabe a nós defendê-los. Vamos convencer os negociadores produzindo uma onda gigante de pressão da opinião pública -- a Avaaz vai cercar o encontro com anúncios publicitários impactantes e, juntos, entregaremos nossa mensagem para as delegações fazendo um barulho ensurdecedor nas redes sociais. Assinem essa urgente petição e compartilhem com todas as pessoas que vocês conhecem:
http://www.avaaz.org/po/save_the_southern_ocean_5/?bgQSpbb&v=18979

Mais de 10.000 espécies fazem das remotas águas do oceano antártico o seu lar, a exemplo das baleias azuis, as focas-leopardos e dos pinguins imperadores. Muitos desses animais não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta Terra. As mudanças climáticas já impuseram um fardo cruel sobre o delicado habitat dessas espécies, mas elas serão ainda mais ameaçadas pelas gigantes redes de pesca da indústria pesqueira colocadas nestas preciosas águas. Somente a criação de um santuário marítimo pode aumentar as chances dessas espécies sobreviverem.

O órgão internacional que regulará o oceano antártico, composto por 25 representantes de governos, já se comprometeu a criar essas áreas de proteção marítima. Mas os dois planos que estão sendo discutidos -- um para a proteção do frágil Mar de Ross e um para a Antártica Oriental -- estão em risco ou atrasados. Incrivelmente, as negociações não estão aparecendo na imprensa e países como Rússia e Coréia do Sul acreditam que sua oposição ao projeto passará despercebida, mas se chamarmos a atenção da opinião pública para as negociações, podemos forçar esses países a desistirem de bloquear o acordo e encorajar os defensores da criação dessas reservas marítimas, Estados Unidos e União Europeia, a pressionarem por proteções ainda maiores.

O futuro dos mares do sul está em nossas mãos. Vamos desencadear uma corrente de pressão global e garantir que os governos não ponham os lucros à frente do nosso planeta. Por favor assinem e compartilhem esta petição com todas as pessoas que vocês conhecem:
http://www.avaaz.org/po/save_the_southern_ocean_5/?bgQSpbb&v=18979

A comunidade da Avaaz se une periodicamente para proteger nossos oceanos. Já ajudamos a criar duas das maiores reservas marítimas do mundo. No entanto, as ameaças continuam e várias espécies animais estão cada vez mais em risco de extinção. Juntem-se a mim para salvar o oceano antártico antes que seja tarde demais.

Com esperança,
Leonardo DiCaprio, com a equipe da Avaaz

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prefeitura de Itumbiara será processada por maltratar animais

A prefeitura de Itumbiara responderá judicialmente pelas mortes e maus-tratos a animais no Centro de Zoonozes do município. O Ministério Público Estadual (MP) entrou ontem com ação civil pública para que a prática de matar cães no local seja proibida, inclusive em caráter liminar. De acordo com a denúncia, os cachorros eram mortos por meio de choque elétrico e ficavam sem água, comida e assistência médico-veterinária.

O caso foi descoberto em março desse ano, depois que um casal esteve no Centro de Zoonozes à procura de um cão para adotar. Eles ficaram chocados com o que viram e denunciaram num site de relacionamentos. Responsável pela ação, o promotor Marcelo de Freitas soube do relato e abriu investigação.

EUTANÁSIA

Na apuração, ele descobriu a prática de eutanásia fora das situações previstas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ou pelo Código Sanitário Municipal. Os animais eram mortos após receberem descarga elétrica de 220 volts por meio de um equipamento improvisado.

Os animais sacrificados ainda ficavam armazenados em um freezer até que o eletrodoméstico lotasse. Somente depois de cheio, o conteúdo era levado ao aterro sanitário do município. No entanto, eram recorrentes os defeitos no aparelho e os cães mortos decompunham no local. Os sacrifícios dos cães foram relatados em depoimento de funcionários.

Os cães também passavam fome no local. Documentos colhidos durante as investigações revelam que nenhum quilo de ração foi adquirido entre os meses de março e dezembro do ano passado. O MPE requisitou em liminar que o município forneça alimentação, água, medicamentos e tratamento médico-veterinário aos animais apreendidos. Foi pedida a contratação dos fornecedores em caráter de urgência dentro de 15 dias.

O diretor do Centro de Zoonoses está de férias. A reportagem conversou com uma assessora do prefeito José Gomes (PP). Ela disse que o “assunto é velho” e a situação já foi resolvida. A assessora indicou o procurador do município, Aparício Vasconcelos, para falar com o POPULAR, mas ele não atendeu os telefonemas.

O promotor Marcelo de Freitas sustenta que, do ponto de vista legal, nada muda na hipótese da prefeitura de fato resolver o problema. “Houve apenas uma melhora em razão da repercussão do caso na cidade”, disse. “A população fez um alerta para levar remédios, dar banho nos animais. É por isso que a situação melhorou”, completou.

Nessa primeira ação civil, foi pedida a condenação do município no âmbito ambiental e a regularização das atividades do Centro de Zoonoses. Posteriormente, o promotor entrará com novas ações responsabilizando os servidores e gestores públicos envolvidos. (O Popular de 9/3/12)

A carne é fraca





Este vídeo é um documentário sobre a trajetória de alguns produtos de origem animal até chegar à nossa mesa, como por exemplo, o bife e o leite.  Clique na setinha, aumente o volume do seu computador, recoste-se na sua poltrona e bom vídeo!

O que a administração das empresas pode fazer para preservar o meio ambiente?

A administração precisa estar atenta quanto à legislação de proteção ambiental, disposta a estar continuamente melhorando suas práticas pela substituição de insumos por outros que não sejam agressivos ao meio ambiente. Além de estar antenada é preciso elaborar e colocar em ação um plano de gestão dos resíduos sólidos recicláveis. Com este plano a administração envolve todos os colaboradores internos com o direcionamento para o reuso e a reciclagem. Esta atividade pode e deve trazer benefícios à empresa e aos seus colaboradores, seja de ordem financeira com a venda do material reciclável ou social, com a doação do material para entidades filantrópicas e assistenciais. De qualquer modo, a gestão desse plano traz resultados para a empresa e se ele não for desenvolvido pode trazer muitos prejuízos à imagem dela. Desse modo, o que não se pode mais tolerar é que resíduos recicláveis vão parar no aterro sanitário e ainda prejudique o meio ambiente e a nossa saúde.


Além disso, a empresa deve ser seletiva quanto aos seus fornecedores. Uma empresa que coloca em prática um plano de responsabilidade ambiental deve fazer uma boa gestão dos seus fornecedores para fortalecer o negócio com aqueles que também praticam os mesmos valores e reduzir ao máximo a negociação com fornecedores ambientalmente irresponsáveis, forçando de certo modo, empresas predatórias a mudarem de comportamento.

Portanto, com estes valores postos em ação a empresa pode e deve usá-los como diferencial no mercado na hora de recrutar colaboradores, contratar parcerias e de se apresentar à sociedade. E não há dúvida de que o seu prestígio será elevado por promover a sustentabilidade do seu negócio, como também da vida na terra.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Descartando vidro quebrado

 
Um fato que acontece com muita frequência quando você está realizando atividades domésticas é  que as vezes um objeto de vidro escorrega das suas mãos ou então por um esbarrão e
CRASH!!!
Você observa imediatamente a extensão dos danos, verifica se se machucou e corre imediatamente a pegar uma pazinha, uma vassoura e recolhe os fragmentos do vidro, para evitar que sua família se machuque. Certo ou errado?
 
"Certo" responde corretamente na maioria das vezes.
 
E como você se livra dos fragmentos e do risco para sua família?
Geralmente joga os fragmentos dentro do lixo comum e acha que acabou o problema. Quem faz isso nem imagina que está pondo em risco outras pessoas que não fazem parte da sua família, mas como diz meu filho de seis anos, "eles/as também tem família"  
 
Para que você possa realmente ficar de consciência tranquila, você deve adotar cuidados para evitar que as pessoas se machuquem com esse material depois que ele sair de sua residência. Por isso, embale os fragmentos da melhor forma que você puder, vale colocar dentro de um recipiente pet e escrever os dizeres "vidro quebrado". Ok?!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Terráqueos - O documentário



Este documentário revela um pouco do que acontece no lado meio desconhecido das conexões entre humanos e animais, ambos terráqueos e detentores do mesmo direito de viver nesse imenso e lindo planeta. Assista e você nunca mais será a mesma pessoa de antes.