quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um problema de perspectiva

Mudança de mentalidade


Quem hoje não se horroriza com a escravidão de outrora, com os campos de concentração do regime nazista, com a jornada estafante de homens, mulheres e crianças de 16  e até 18 horas por dia durante uma das fases do sistema capitalista sob condições indignas de higiene e saúde no trabalho... No entanto, esses fatos existiram .

Agora estamos no limiar de nova mudança de mentalidade que se espraiará por todo o mundo.  Dos mais distantes rincões desse planeta saltam notícias de ações de pequenos grupos que se unem para difundir uma nova mentalidade: a de reconhecimento de que os animais também tem direitos, que também são bastante semelhantes a nós em termos de sentimentos e sociabilidade.

Homens e mulheres portadores dessa nova consciência lutam pelo fim de touradas, pelo fim do uso de animais em rinhas, circos e outros ambientes destinados ao divertimento humano, pelo fim do uso de peles de animais na indústria de vestuário, pelo fim do uso de animais em experimentação em produtos para consumo humano e também pelo fim da utilização de produtos animais na alimentação humana.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Médico do Hospital Albert Einstein alerta para o perigo do consumo de leite animal

 
Posted: 26 Oct 2012 12:12 PM PDT
‘Leite faz mal para quem tem câncer’, alerta médico
Profissional do Hospital Albert Einstein, na verdade, não recomenda leite a ninguém
Do Jornal “A Cidade” | O consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidades, diabetes, câncer de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune. Por isso, o alimento pode ser evitado, sem prejuízo para o organismo. Mas quando a pessoa inicia tratamento contra câncer já instalado, o ideal é banir o leite e carnes da dieta. Fazendo isso, o paciente teria melhores chances de cura.
A análise é do onco-hematologista Gustavo Vilela, 39 anos, médico do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, da capital, docente do curso de pós-graduação em Nutrição em Oncologia e especializado em onco-hematologia pela USP e Universidade de Paris. Em seu consultório, na Vila Nova Conceição, em São Paulo, recebe pacientes de todos os cantos do Brasil.
Inclusive um de Ribeirão Preto, que levou a ele a entrevista do pernambucano Jimmy Albuquerque, publicada na edição de 10 de julho, em A CIDADE, em que ele conta sua saga para se livrar de um câncer na cabeça.
Assunto polêmico
Radicado há 38 anos nos EUA e desenganado pelos médicos, Jimmy resolveu seguir dieta radical prescrita por um médico da Califórnia, que proibiu o consumo de leite e prescreveu cardápio baseado principalmente em folhas, legumes e frutos crus e sucos.
Albuquerque não só recuperou a saúde, como fez curso de morfologia e passou a fazer palestras para relatar sua experiência. Foi esse depoimento, com o contraponto de médico do Hospital de Câncer de Barretos, que mantém o leite na dieta dos pacientes, que levou o professor Gustavo Vilela a escrever para A Cidade. A carta dele foi publicada na quarta-feira passada e acabou por nos levar a conversar com o especialista.
 
O câncer tem dieta
Nascido em Franca e formado na USP de Ribeirão Preto, em 2001, na 41ª turma, Gustavo Vilela reitera que a dieta para a cura de câncer já foi mostrada em diversos estudos, um deles do médico norte-americano Collin Campbell, autor do clássico pró-vegetarianismo “O Estudo da China”.
“O paciente com câncer, às vezes, pergunta “o que eu posso comer”. E quase sempre ouve “o que quiser” de resposta. Eu acho isso, no mínimo, um absurdo. Para toda doença, há um tipo de dieta. O paciente com câncer não pode comer o que quer. Existem alimentos ricos em açúcar e gorduras que estimulam a proliferação de tumores. É preciso que o paciente com câncer siga uma dieta, no mínimo anti-inflamatória que restrinja os alimentos com carga glicêmica muito alta. Infelizmente, não se fala muito em regime no tratamento do câncer”, diz Gustavo Vilela.
 
Para mais informações sobre os problemas do leite, acesse www.vista-se.com.br/leite.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Margarina X Manteiga

Recebi um email contendo as informações abaixo e fiquei interessada em compartilhar com vocês para juntos pesquisarmos melhor sobre o assunto:

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perús. Mas quando os perus começaram a morrer por causa dela, as pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no minimo, recuperar o investimento.

Foi nessa altura que alguem se lembrou de juntar um corante amarelo aquela que era até aí uma substância branca, tornando-a mais apetecivel para consumo humano e apresentá-la no mercado como um substituto da manteiga.
Mas será que você sabe qual é realmente a diferença entre a margarina e a manteiga?
Vejamos:
- Ambos têm a mesma quantidade de calorias.

- A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).

- De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente aquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.



A manteiga:

- aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos.

- traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!)

- é mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.

- existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.



A margarina:

- Triplica risco de doença cardíaca coronária ...

- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom)

- Aumenta o risco de cancro em 500%

- Reduz a qualidade do leite materno

- Diminui a resposta imunológica.

- Diminui a resposta à insulina.



E finalmente a parte mais interessante e perturbadora:
A margarina está a uma molécula de ser... plástico.
E possui 27 ingredientes que existem na tinta de pintar.
Se não está convencido faça a seguinte experiência: Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito interessantes:
1º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!)
2º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou alteração no cheiro.
3º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.
Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom. Porquê? Bom porque a margarina é quase plástico.


Preocupante, não?!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Inclusão e acessibilidade na Praça Consciente


Pensando em pessoas com deficiência, a Praça Consciente possuirá um Jardim Sensorial, que ajudará principalmente os que possuem deficiência visual. Ideia do jardim é proporcionar uma experiência perceptiva através dos cinco sentidos.

Também como consta no projeto, o Jardim Sensorial poderá ser apreciado também pelo paladar, já que possibilita a experimentação de temperos e especiarias, como hortelã, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha, salsa, lavanda e pimenta.

A presença do piso tátil e as placas de identificação em Braille mostram a preocupação com a acessibilidade da praça, que possuirá também passeios públicos mais largos, rampas de acesso e nenhum desnível ao longo do perímetro, facilitando a mobilidade de cadeirantes.

Fonte: A Redação



Lançamento da Primeira Praça Sustentável de Goiânia

Goiânia ganhará primeira praça sustentável em dezembro

Um espaço de lazer ecologicamente correto. Essa é a proposta da Praça Consciente, uma iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora, que lança a ideia nesta quarta-feira (7/11) juntamente com a Prefeitura de Goiânia. O objetivo é fazer com que em Goiânia, a capital brasileira com melhor qualidade de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tenha um em espaço sustentável e confortável ao mesmo tempo.


O lançamento do projeto está previsto para acontecer nesta quarta-feira, às 8h30, no local onde será instalada a praça: Rua 27, esquina com a T-50, no Setor Marista, em Goiânia. Na ocasião, será oferecido um café da manhã aos presentes.


Diretor-presidente da Construtora e Incorporadora e idealizador do projeto, Ilézio Inácio Ferreira, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, apresentarão o novo conceito para espaços públicos, aliando sustentabilidade à beleza, conforto, glamour e inovação.


O lançamento marca também o início das obras de construção da Praça Consciente, que será inaugurada e entregue à população goianiense em dezembro deste ano, conforme está previsto.


Praça Consciente

Com o mesmo conceito de sustentabilidade da Calçada Consciente, adotada pela Prefeitura de Goiânia no Eixo Universitário, modelo a ser implantado nas próximas vias a serem revitalizadas na capital, a Praça Consciente chega para surpreender o goianiense.


No espaço, as áreas de gramado, vegetação mais utilizada em praças e parques, serão substituídas por outros tipos de vegetação em uma composição com o piso drenante, diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca.


Conforme consta no projeto, a utilização deste piso garante ainda a permeabilidade ideal, já que o piso poroso permite a passagem rápida de até 90% da água, evitando a formação de enxurradas e alagamentos.


Ainda pensando no conceito de sustentabilidade, parte da água absorvida pelo piso drenante será depositada em caixas de retenção, localizadas abaixo da superfície, que poderão ser reaproveitadas para irrigação.


Reaproveitando garrafas pet e pneus usados

Para construção de uma horta vertical, garrafas pet serão reaproveitadas. Além disso, pneus usados poderão ser transformados em vasos para plantas e bancos estilizados, mostrando novas opções de uso desse material altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente.


Além do espaço de lazer, a Praça Consciente, que contará com uma área total de 1.400m², terá um estacionamento arborizado com as espécies nativas como Cássia Rosa, Ipê Rosa e Ipê Branco. No local também terá um espaço coberto para convivência, onde também poderão ser realizadas exposições de arte, shows e outros eventos artísticos.

Fonte: A Redação

domingo, 4 de novembro de 2012

A Ilha das Flores

Este filme  é um documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989. Apesar do ano em que foi produzido, o documentário tem uma temática muito atual, pois a cada ano que passa parece que o mundo vai ficando cada vez mais cheio de problemas de ordem sociais, econômicas e culturais.  O documentário foi filmado na Ilha  localizada em Belém Novo, município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, do Extremo Sul do Brasil. Talvez muitos brasileiros não tenham conhecimento dessa ilha, mas com certeza, todos têm consciência dos problemas sociais que acontecem ali, pois são os mesmos em varias partes do país.
É interessante no filme notar que o narrador chama constantemente a atenção para a ideia do humano, algo curioso é que sempre o ser humano está ligado à produção, ao consumo, à venda, ao lucro e ao bem estar próprio. No filme, as características humanas em nenhum momento estão ligadas à preocupação com o próximo.