domingo, 25 de abril de 2010

Projeto de Descarte Seletivo no Edifício Mediterranée

PROJETO: Descarte solidário de resíduos recicláveis descartados nas dependências do Condomínio Mediterranée.

Identificação:
Edifício Mediterranée, Rua 9, nº 544, Bloco G3, Lotes 43/47, Setor Oeste – Goiânia – GO.
1- Apresentação
Por uma questão de sobrevivência no planeta, todo ser humano deve ter especial atenção quanto ao perigo do lixo. Por isso, “reduzir”, “reaproveitar” e “reciclar” são verbos que devem ser cada vez mais conjugados no vocabulário das pessoas.
Nesse contexto, o Condomínio Mediterranée assume o papel de protagonista no manejo ecologicamente correto dos resíduos recicláveis produzido por seus condôminos em obediência à Lei nº 14.248, de 29 de julho de 2002 que dispõe sobre a gestão de resíduos sólidos recicláveis e da Lei nº 16.314, de 26 de agosto de 2008, que institui a obrigação de tratamento e reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e de uso culinário.
2. Parcerias internas para execução do projeto: moradores, funcionários dos apartamentos e funcionários do condomínio. Cada um destes é um parceiro importante nesse projeto, pois sem descarte adequado não há coleta seletiva e nem reciclagem.


3. Detalhamento do Projeto

3.1 Atividades da equipe de voluntários(as)
  • Sensibilização dos moradores e empregados dos apartamentos para o descarte correto, através de imagens e mensagens nos painéis dos elevadores, no mural de recados e em especial, nas proximidades das datas comemorativas alusivas ao meio – ambiente com mensagens de estímulo ao descarte correto.
Os voluntários devem se apresentar e abraçar pelo menos uma das temáticas do projeto:
  • Descarte do óleo de cozinha;
  • Descarte de objetos eletrônicos;
  • Descarte de lâmpadas, pilhas e baterias;
  • Descarte do vidro;
  • Descarte dos demais materiais recicláveis (papel, plástico e metal)

Cada voluntário deve se dedicar à temática que abraçou, planejando e executando ações de sensibilização dos moradores de como proceder ao descarte correto.

A comunicação entre os voluntários acontecerá principalmente através do uso do email consciência.ecologica21@gmail.com mas também por telefone e encontros programados na área de convivência.

A comunicação da equipe de voluntários(as) com os moradores se dará principalmente por mensagens no quadro de avisos, no elevador, mas também através do blog http://conscienciaecologia21.blogspot.com
A comunicação será planejada para alcançar a todos os moradores permanentes e temporários.

3.2 Atividades da administração do Condomínio
  • Comprar catorze lixeiras destinadas para recicláveis e colocá-las no hall da escada dos treze andares ao lado das lixeiras antigas que ficam destinadas somente para resíduos não recicláveis;
  • Colocar uma lixeira destinada para recicláveis na área de convivência;
  • Comprar e instalar uma lixeira na calçada destinada para recicláveis.

3.3 Atividades dos moradores
  • Na hora de descartar o lixo dentro do apartamento, separar, limpar e juntar tudo que puder ser reciclado em um saco ou sacola;
  • Depositar o saco ou sacola na lixeira destinada a material reciclável no hall da escada ao lado da lixeira destinada a material orgânico.
No entanto, enquanto o Condomínio providencia a compra das lixeiras para todos os andares, os moradores devem depositar o material reciclável dentro de sacos ou sacolas bem amarrados na calçada - ao lado da lixeira de material orgânico, no período da manhã, de preferência bem cedinho, de segunda-feira a sábado para que sejam recolhidos pelo Caminhão da Coleta Seletiva.

De acordo com o documento“Circuitos da Coleta Seletiva” disponível no sítio da COMURG o horário de coleta no Setor Oeste é de 7 às 15 horas dos dias de segunda a sábado. No entanto, observamos que o caminhão da coleta seletiva costuma passar até nove horas da manhã na Rua 9. Por isso, é importante que os condôminos coloquem o material reciclável bem cedinho, junto à lixeira da calçada.


3.4 Atividades da equipe de limpeza
Recolher o material das lixeiras de descartáveis e depositar na lixeira externa destinada a recicláveis para que sejam recolhidos pelo Caminhão da Coleta Seletiva da Prefeitura de Goiânia.

4. Objetivos
  • Evitar que os resíduos descartados em condições de reciclagem sejam enviados para o aterro sanitário de Goiânia, contribuindo assim com a melhoria do meio ambiente.
  • Reduzir o lançamento de óleo de cozinha no esgoto, cumprindo a Lei Estadual nº16.234/2008 para evitar a contaminação dos mananciais. Com isso, também se reduzirá os gastos para limpeza das caixas de gordura do Condomínio.
  • Trocar o óleo de cozinha usado por material de limpeza no SECOVI ou fazer a doação dele para quem queira utilizá-lo no fabrico de sabão.
  • Garantir que todo o papel, papelão, vidro e latas, descartados no prédio possam ser coletados pelo serviço de Coleta Seletiva da Prefeitura;
5. Metodologia e cronograma de execução
6. Custos de implantação
Observação: Valores calculados com base na pesquisa de preços realizada dia 26 de abril de 2010. Na hora de efetivar a compra nova pesquisa deverá ser realizada buscando menores preços.

Anexo I

Datas especiais para o meio ambiente

Dia da Terra – 22 de abril
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho
A data foi lançada em 1972, pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. Outra resolução, na mesma data, criou o Programa de Meio Ambiente da ONU (Pnuma).

Dia Mundial da Água - 22 de março
A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21.

O Dia do Rio - ¬24 de novembro
Esta data foi instituída devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.

Dia Mundial da Árvore - 21 de Março
Só em 1971, por proposta da Confederação Europeia de Agricultura na sua 23.ª Assembleia Geral e de imediato aprovada na sua Conferência Geral, a FAO concretizou a instituição do Dia Mundial da Árvore. A data escolhida foi o dia 21 de Março - 1.º dia de Primavera no hemisfério norte, associando a árvore e a floresta à estação do ano em que o clima é mais ameno e a Natureza se encontra mais bela, mais colorida e mais viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário