quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Óleo usado não precisa se tornar um problema ambiental, só depende de nós...

Você sabia que depois de usado na frituras dos alimentos, o óleo de cozinha pode virar sabão e até biocombustível?

Pois é... o sabão ecológico é o produto mais produzido a partir do óleo. O processo é relativamente fácil e pode, inclusive, ser feito em casa. Falta ainda aqui em Goiânia iniciativas do tipo cooperativas que recolham garrafas PET cheias de óleo nas residências e nos condomínios. Mas vamos disseminar a idéia e quem sabe... é uma oportunidade de trabalho e renda que não está sendo aproveitada. Isso seria ótimo tanto a nível social quanto ambiental, pois os problemas causados pelo óleo de cozinha que é lançado na pia de cada residência começam já nas próprias residências. O acúmulo de óleo ou de gordura nos canos pode causar entupimento, refluxo de esgoto e até rompimento das redes de coleta e aumenta consideravelmente a necessidade de limpeza das caixas de retenção de gordura.
No entanto, os danos não param por aí. Quando chega no meio ambiente, o óleo pode impermeabilizar o solo, o que dificulta a absorção de água e pode até causar enchentes. Quando é despejado diretamente nos rios e represas, fica na superfície, impedindo a entrada de luz e ameaçando a vida de espécies aquáticas. Estima-se que 1 litro de óleo prejudique a oxigenação de cerca de 1 milhão de litros de água - o equivalente ao consumido por uma pessoa durante 14 anos.
Sem informação, donos de restaurantes, cozinheiros, pasteleiros e donas de casa causam um enorme dano para o encanamento das suas residências e também para o meio ambiente. Estima-se que cada família consuma cerca de 1,5 litros de óleo por mês, ou cerca de 18 litros por ano.
Considerando todos os lares e estabelecimentos comerciais do Brasil, a quantidade de óleo que vai para o ralo é enorme. Para garantir que o óleo tenha destino correto depois de usado na cozinha, estão surgindo várias soluções.
Uma delas é que você pode pegar um galãozinho de 2 litros com Dona Cenira ou Kleber e ir depositando todo óleo usado dentro dele, quando estiver cheio, você pode trocar por material de limpeza ou higiene na Empresa Biocoleta. Pesquise nas matérias publicadas neste blog uma especialmente sobre informações de como fazer isto.
No entanto, se você usa pouco óleo e demora para juntar uma boa quantidade para fazer a troca, pode também depositar em vasilhames do tipo Pet e depois doar para quem queira fazer sabão.
E se você mesmo quiser se divertir testando uma receita de sabão, você pega a receitinha que está disponível neste blog e mãos a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário