quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma cidade que quer ser a melhor do mundo para ciclistas


Copenhague em Busca do Título de Melhor Cidade do Mundo para Ciclistas



Crédito: Uploaded on May 16, 2009 by Spacing Magazine



A cidade, que reconhece a importância da bicicleta desde o início do século passado, tem o objetivo de ser considerada a melhor cidade do mundo para ciclistas em 2015.

Descrição breve do projeto

Copenhague é conhecida atualmente por sua cultura da bicicleta e, de fato, este meio de transporte é bastante inserido na rotina da cidade. Neste contexto, a cidade, que reconhece a importância da bicicleta desde o início do século passado, tem o objetivo de ser considerada a melhor cidade do mundo para ciclistas em 2015. Para que isso se concretize, a cidade elaborou políticas, planos, programas e projetos que incentivaram o uso de bicicletas nos últimos anos.

Atualmente, Copenhague conta com cerca de 346 km de ciclovias e a maioria de suas estradas principais também possuem corredores para bicicletas em ambos os sentidos. Os problemas de estacionamento foram resolvidos com a instalação de stands de bicicletas por toda a cidade: nas ruas, nos estacionamentos públicos e privados, e em conjuntos habitacionais. Além disso, é possível trafegar com bicicletas no trem e no metrô.



Objetivos

• Aumentar o uso das bicicletas, conhecidas como veículo barato e limpo

• Melhorar o trânsito e o bem-estar das pessoas da cidade

• Em 2050: aumentar em 50% o número de pessoas utilizando a bicicleta em sua rotina, redução de 50% no risco de acidentes com ciclistas (em relação ao ano de 2007), aumento na velocidade das viagens por bicicleta, ampliação e melhoria de 95% nas rotas para bicicletas



Resultados

• Em Copenhagen, 67% do total das viagens são feitas a pé, de bicicleta ou de transporte público, e 87% das viagens feitas pelos residentes na cidade (para o trabalho e/ou a escola) são feitas a pé, de bicicleta ou de transporte público

• A divisão modal do transporte diário em viagens para a escola e o trabalho, feitas pelos moradores, mostra que 13% andam a pé, 24% de ônibus, trem ou metrô e 50% utilizam a bicicleta, enquanto que apenas 13% da população utilizam o carro

• Até outubro de 2010, existiam 346 km de ciclovias (0,64m/hab), 23 km de ciclofaixas (0,04m/hab) e 42 km de ciclovias verdes (0,08m/hab) na cidade

• Em conjunto, a população pedala mais de 1.210 km por dia na cidade



Instituições envolvidas

• Prefeitura de Copenhague


Nenhum comentário:

Postar um comentário