quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Egito transforma deserto em florestas utilizando água reaproveitada

O governo do Egito adotou uma estratégia criativa de regar áreas desérticas com água reaproveitada para transformá-las em florestas. Boa idéia, não?! A área de deserto já transformada em floresta já equivale ao território do Panamá.

A diferença verificada após a intervenção humana é significativa. Onde antes havia uma paisagem desértica e inóspita, agora há áreas verdes cobertas de árvores de alto valor econômico como alámos, papiros e eucaliptos. Tudo isso foi possível graças à água que utilizam, poluem e desperdiçam todos os dias os oitenta milhões de egípcios.

Segundo a opinião do Professor Nabil Kandil do Instituto de Pesquisa de Solo esta é a melhor opção para as "florestas feitas à mão" "A água residual pode transformar o que não é fértil , como o deserto em algo fértil, já que contém nitrogênio, micronutrientes e substâncias orgânicas ricas para a terra... esse tipo de água tem muito mais nutrientes do que a água tratada e, por isso, é uma fonte extra de nutrição que pode fazer com que as plantas resistentes aos climas hostis cresçam bem mais rápido e, inclusive, tenham folhas mais verdes ".

O governo egípcio informa que tem mais dez projetos desse em andamento. As espécies de árvores cultivadas atendem aos resultados de análises de clima, solo e também a objetivos econômicos com a produção de madeira, de biocombustível e de óleo para a alimentação.

Para ler a matéria completa, siga o link: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/827675-egito-transforma-deserto-em-florestas-utilizando-agua-reaproveitada.shtml

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário