terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que a administração das empresas pode fazer para preservar o meio ambiente?

A administração precisa estar atenta quanto à legislação de proteção ambiental, disposta a estar continuamente melhorando suas práticas pela substituição de insumos por outros que não sejam agressivos ao meio ambiente. Além de estar antenada é preciso elaborar e colocar em ação um plano de gestão dos resíduos sólidos recicláveis. Com este plano a administração envolve todos os colaboradores internos com o direcionamento para o reuso e a reciclagem. Esta atividade pode e deve trazer benefícios à empresa e aos seus colaboradores, seja de ordem financeira com a venda do material reciclável ou social, com a doação do material para entidades filantrópicas e assistenciais. De qualquer modo, a gestão desse plano traz resultados para a empresa e se ele não for desenvolvido pode trazer muitos prejuízos à imagem dela. Desse modo, o que não se pode mais tolerar é que resíduos recicláveis vão parar no aterro sanitário e ainda prejudique o meio ambiente e a nossa saúde.


Além disso, a empresa deve ser seletiva quanto aos seus fornecedores. Uma empresa que coloca em prática um plano de responsabilidade ambiental deve fazer uma boa gestão dos seus fornecedores para fortalecer o negócio com aqueles que também praticam os mesmos valores e reduzir ao máximo a negociação com fornecedores ambientalmente irresponsáveis, forçando de certo modo, empresas predatórias a mudarem de comportamento.

Portanto, com estes valores postos em ação a empresa pode e deve usá-los como diferencial no mercado na hora de recrutar colaboradores, contratar parcerias e de se apresentar à sociedade. E não há dúvida de que o seu prestígio será elevado por promover a sustentabilidade do seu negócio, como também da vida na terra.

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