quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lançamento da Primeira Praça Sustentável de Goiânia

Goiânia ganhará primeira praça sustentável em dezembro

Um espaço de lazer ecologicamente correto. Essa é a proposta da Praça Consciente, uma iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora, que lança a ideia nesta quarta-feira (7/11) juntamente com a Prefeitura de Goiânia. O objetivo é fazer com que em Goiânia, a capital brasileira com melhor qualidade de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tenha um em espaço sustentável e confortável ao mesmo tempo.


O lançamento do projeto está previsto para acontecer nesta quarta-feira, às 8h30, no local onde será instalada a praça: Rua 27, esquina com a T-50, no Setor Marista, em Goiânia. Na ocasião, será oferecido um café da manhã aos presentes.


Diretor-presidente da Construtora e Incorporadora e idealizador do projeto, Ilézio Inácio Ferreira, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, apresentarão o novo conceito para espaços públicos, aliando sustentabilidade à beleza, conforto, glamour e inovação.


O lançamento marca também o início das obras de construção da Praça Consciente, que será inaugurada e entregue à população goianiense em dezembro deste ano, conforme está previsto.


Praça Consciente

Com o mesmo conceito de sustentabilidade da Calçada Consciente, adotada pela Prefeitura de Goiânia no Eixo Universitário, modelo a ser implantado nas próximas vias a serem revitalizadas na capital, a Praça Consciente chega para surpreender o goianiense.


No espaço, as áreas de gramado, vegetação mais utilizada em praças e parques, serão substituídas por outros tipos de vegetação em uma composição com o piso drenante, diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca.


Conforme consta no projeto, a utilização deste piso garante ainda a permeabilidade ideal, já que o piso poroso permite a passagem rápida de até 90% da água, evitando a formação de enxurradas e alagamentos.


Ainda pensando no conceito de sustentabilidade, parte da água absorvida pelo piso drenante será depositada em caixas de retenção, localizadas abaixo da superfície, que poderão ser reaproveitadas para irrigação.


Reaproveitando garrafas pet e pneus usados

Para construção de uma horta vertical, garrafas pet serão reaproveitadas. Além disso, pneus usados poderão ser transformados em vasos para plantas e bancos estilizados, mostrando novas opções de uso desse material altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente.


Além do espaço de lazer, a Praça Consciente, que contará com uma área total de 1.400m², terá um estacionamento arborizado com as espécies nativas como Cássia Rosa, Ipê Rosa e Ipê Branco. No local também terá um espaço coberto para convivência, onde também poderão ser realizadas exposições de arte, shows e outros eventos artísticos.

Fonte: A Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário