sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Rio Meia Ponte parece um depósito de pneus velhos



O Rio Meia Ponte, em Goiânia, está parecendo um depósito de pneus no flagrante fotográfico registrado ontem pelo Popular, nas imediações do Setor Santa Genoveva e da BR 153. A cena é prova de crime ambiental sem indícios que levem aos autores do crime.
"Trata-se de um dano gravíssimo, mas chegar ao autor é coisa rara, muito difícil", afirma o titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA), Luziano Carvalho. "A sociedade tem de tratar o meio ambiente como patrimônio dela. Infelizmente, quem vê alguém jogando pneu em um manancial não denuncia e, muito menos, anota ao menos a placa do veículo, o que deveria ocorrer".
Thiago Camargo, diretor de Gestão Ambiental do órgão, diz, entretanto que o número de ocorrências desse tipo diminuiu após convênio da Prefeitura firmado com a RECICLANIP, entidade criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone - Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli para garantir a destinação final de pneus inservíveis, conforme determina a legislação.
Em Goiás, o programa mantém um total de 17 pontos de coleta de pneus, chamados ecopontos - dois deles estão localizados em Goiânia localizados no Jardim Guanabara (Rua Goiás, Quadra 17, lote 15) e no Parque Oeste Industrial (Rua do Café, quadra 52, lote 14).
Elisângela Sheila Coladino, responsável pelos ecopontos em Goiânia revela que ambos recebem mensalmente, entre 200 e 300 toneladas de pneus. Segundo ela, os pneus recebidos são encaminhados para fábricas de cimento em Cezarina e Sobradinho (DF) onde são reciclados.

Fonte: Jornal O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário