quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Regiões de alerta de desastres em Goiás

Goiás já tem quatro regiões em estado de alerta. As chuvas constantes colocaram o Rio Araguaia em situação de alerta para enchentes. No distrito de Luiz Alves, na Região Noroeste do Estado, o rio atingiu ontem a cota de 7,9 metros, apenas 10 centímetros da cota máxima (quando atinge esse nível, ele chega ao calçamento às suas margens). A situação é monitorada pelo Sistema de Meteorologia e Hidrologia (SIMEGO) da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTEC). No final da tarde, o Araguaia seguia subindo.
Outras três regiões do Estado estão em alerta, inclusive a cidade de Goiás. O SIMEGO também considera em situação de alerta as Regiões Sul e Oeste, passando por Itumbiara, Catalão, até a divisa com o Mato Grosso, em Mineiros. "Essas regiões estão tendo muita concentração de chuvas", diz a coordenadora do SIMEGO, Rosidalva Lopes da Paz. "Qualquer chuva intensa, agora, já pode significar problema", acrescenta. O solo já está saturado de água e praticamente não absorve mais umidade. "Com isso, os rios e afluentes podem subir rapidamente quando há chuvas concentradas", diz Rosidalva.
A previsão para os próximos dias é de mais chuva. O chefe do Departamento de Minimização de Desastres da Defesa Civil, tenente-coronel Luiz Renato Piloto Lopes, diz que todo o Estado requer atenção e destaca a preocupação com a cidade de Goiás e com o Rio Araguaia. "Dependendo de onde chove, e como tem chovido grandes quantidades concentradas, os rios enchem de forma muito rápida", justifica. (Fonte: O Popular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário