sábado, 29 de janeiro de 2011

A versão do governo sobre as obras preparatórias para a usina de Belo Monte

A construção de uma usina em Belo Monte no Pará está despertando a atenção de observadores das questões ambientais em todo o País. Abaixo veremos a versão do governo sobre as obras preparatórias para a construção dessa usina e na próxima matéria você confere a versão dos fatos por uma ong que está engajada na defesa do meio ambiente.

(Secom em 27/01/2011 20:54hs)

As obras preparatórias para a construção da Usina de Belo Monte - como montagem do canteiro de obras e alojamento para trabalhadores - foram liberadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). A Licença de Instalação (LI) foi autorizada na última quarta-feira (26). A LI autoriza ainda a empresa Norte Energia (Nesa), responsável pelo empreendimento, a realizar atividades como implantar e melhorar as estradas de acesso e áreas para estoque de solo e madeira e realizar terraplenagem.

Com instalação no rio Xingu, a cerca de 40 quilômetros de distância de Altamira (PA), a usina terá potência instalada de 11.233 MW e possuirá dois reservatórios com 516 Km2 no total. A hidrelétrica contava com Licença Prévia, emitida em fevereiro de 2010, atestando a viabilidade ambiental do empreendimento na localidade proposta.

Antes da liberação, o Ibama realizou mais de 20 reuniões com representantes do governo, do Ministério Público Federal (MPF), da Nesa, socioambientalistas e lideranças da região do Xingu. Segundo o Instituto, a discussão sobre o atendimento às condicionantes previstas no projeto ocorreu com base nas recomendações técnicas registradas nos pareceres e notas técnicas. Não há previsão oficial para a emissão da licença de instalação definitiva, que vai permitir o começo da obra da usina.

A Usina Belo Monte é uma das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que é uma das prioridades do governo federal. O empreendimento resultará, em uma maior oferta de energia e mais segurança para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com melhor aproveitamento das diferenças hidrológicas de cheia e seca nas diversas regiões do País. (Disponível em: http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/boletim-1212-28.01/usina-belo-monte-tem-obras-preparatorias-autorizadas-pelo-ibama).


Nenhum comentário:

Postar um comentário