domingo, 4 de setembro de 2011

Como e porque economizar água

A água é algo extremamente necessário nos dias de hoje. O problema é que todas as pessoas sabem disso mas não se preocupam em fazer o essencial para economizá-la e não porque elas não sabem como economizar, mas sim porque simplesmente não se preocupam.  Algumas pessoas lavam a frente da casa todos os dias, outras tomam três banhos demorados por dia, e assim gastam uma quantidade muito grande de água.


É claro que é necessário tomar banho todos os dias, lavar as mãos sempre que sujar, lavar as roupas, louças e tudo mais, porém é preciso que haja economia não só de  dinheiro mas também de água.


 Muitas pessoas se perguntam constantemente, o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ⅔ de água. Até existem brincadeiras que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.
 Mas a pergunta é fácil de ser respondida. Há realmente uma grande quantidade de água em nosso planeta porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,01 de toda a água doce podem ser aproveitada, é água potável. Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos descendentes não sofram por falta de água.


 Diferença entre água potável e água pura
 Existe uma pequena diferença entra a água que bebemos, chamada água potável, para a água totalmente pura.
 A água potável é aquela que não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. É composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Porém está é a sua composição básica. Existem vários minerais que estão diluídos na água, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros.
 A água potável é tratada pelas companhias de saneamento e recebe altas cargas de elementos químicos para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.
 Pode ser encontrada em nascentes, rios, geleiras, aquíferos e lagos (embora esteja quase sempre poluída, devido à ação inconsequente do ser humano).
 Já a água pura, é aquela que não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura, também chamada de água destilada, o líquido vital aos seres humanos é submetido à um processo chamado destilação.
 Deve-se tomar as devidas precauções para o armazenamento da água pura, pois por não conter nenhuma substância, pode facilmente absorver impurezas, o que a torna contaminada. Vale lembrar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres vivos.
 Para se ter uma idéia de como é pouco a água potável disponível em nosso planeta, veja um simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.
 Economize água, pois ela é a nossa fonte de vida, e sem ela é impossível que qualquer ser vivo possa sobreviver. Já dizem que daqui alguns anos, se o desperdício continuar como está, o litro da água vai valer aproximadamente 20 reais.
 Reduza sua conta de água e ainda ajude a preservar o meio ambiente
 ·         A primeira logicamente é jamais deixar uma torneira aberta sem estar utilizando a mesma, enquanto você escovas os dentes, esfrega a roupa suja, enxágua a louça, enfim, deixe a torneira fechada, assim você já irá economizar uma grande quantia.
 ·         Feito isso tenha em mente que não há necessidade de lavar a frente de sua casa. Apenas utilize a vassoura, já estará mais do que bom. E lave seu quintal apenas quando houver muitas necessidades. Na hora de tomar banho não brinque com a água, mesmo sendo tão relaxante e delicioso, lave-se e fique embaixo do chuveiro o tempo necessário para estar limpo. Estas são as maneiras básica para economizar água, que fazem muita diferença. (Fonte: PROCON-RJ). Matéria disponível em http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=30144

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário