sábado, 19 de maio de 2012

Goiás alcança 1º lugar na reciclagem de plástico no Centro Oeste

Katherine Alexandria

Goiás possui 22 empresas de reciclagem de plástico e responde por 3% da reciclagem do material, fica em 8º lugar no ranking dos que mais reciclam no País e em 1º no Centro-Oeste, com 70,9% de participação. Os dados foram divulgados pela pesquisa de Monitoramento dos Índices de Reciclagem Mecânica de Plástico, desenvolvida com base em 2010.

Atualmente, 443 municípios dos 5.565 dispõem de um sistema de coleta seletiva estruturada. O número de empresas de reciclagem cresce acompanhando estes municípios. No Centro-Oeste, somente 13 cidades possuem coleta. Para o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, a reutilização de materiais como o plástico é eficaz para garantir a preservação ambiental e aproveitar recursos.

Segundo o diretor da coleta seletiva de Goiânia, Carlos Soares, a estratégia que aumenta a coleta e o número de cooperativas – hoje são 13 – é o envolvimento de escolas, condomínios e empresas. “O resultado demora, mas já podemos ver maior participação da sociedade.” Segundo ele, há dois meses, todos os dias, cerca de oito escolas recebem orientação sobre a coleta seletiva.

Vidro, plásticos, papéis e metais são materiais recicláveis por excelência. Apesar dos índices de reciclagem variarem, as garrafas PET são as mais aproveitadas. Porém, a maior parte do plástico utilizado vai parar nos “lixões”, bem como 71,4% dos resíduos.

Na capital, apenas 5% dos resíduos é reciclado, como informou Soares. Mas a coleta é feita diariamente por todas as ruas de Goiânia, o que pode explicar a posição do Estado diante do Centro-Oeste. “Ficamos bem à frente dos outros municípios em um trabalho tanto social como ambiental”, explicou o diretor da coleta.

Fonte: http://www.goianiabr.com.br/2011/10/goias-e-1-em-reciclagem-de-plastico-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário