terça-feira, 22 de maio de 2012

Sociedade pode participar dos diálogos na Rio+20


Sociedade pode participar dos diálogos na Rio+20Ampliar
Contribuições podem ser enviadas pela internet até 3 de junho
Representantes da sociedade civil podem fazer recomendações aos chefes de Estado que participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Por meio de uma plataforma criada na internet, em parceria com as Nações Unidas, o governo brasileiro abre espaço para que estudantes, pesquisadores, ONGs e setor privado do mundo todo participem da discussão e elaboração de dez recomendações que serão repassadas aos líderes dos países que estarão na Cúpula da Conferência, de 20 a 23 de junho.

Batizada de Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa inédita conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para garantir um espaço de discussão amplo e interativo, o governo brasileiro criou a plataforma digital para receber as contribuições, que devem estar associadas a dez temas pré-definidos, entre eles, segurança alimentar, florestas e cidades sustentáveis (veja quadro).

As contribuições e discussões serão acompanhadas por especialistas de 30 universidades de todos os continentes, na proporção de três instituições por tema. O conteúdo da plataforma está disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol) e o endereço conta também com uma ferramenta de tradução instantânea dos comentários para 40 idiomas.

Por meio de um sistema digital de votação, um conjunto de contribuições será selecionado e fará parte das recomendações que serão debatidas nas respectivas sessões dos Diálogos, de 16 a 19 de junho. Nessas sessões presenciais, apenas representantes da sociedade civil terão a oportunidade de participar das discussões sobre temas prioritários relacionados ao desenvolvimento sustentável.

A intenção do governo brasileiro, ao estabelecer essa ponte inovadora entre a sociedade civil e os chefes de Estado, é reforçar a participação pública na Rio+20. As sessões dos Diálogos serão transmitidas ao vivo pelo sítio das Nações Unidas na internet. As inscrições para as sessões presenciais podem ser feitas até 25 de maio e a confirmação do credenciamento dependerá do limite de vagas de cada painel.

Fonte: Secom em 21/05/2012 19:18hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário