quarta-feira, 4 de maio de 2011

Clima mais frio em Goiás nesta semana

Com du­as blu­sas de frio, a do­més­ti­ca Lu­ci­le­ne Ma­ri­nho Pe­rei­ra, de 32 anos, se­gue pa­ra o tra­ba­lho no Jar­dim Go­i­ás, na re­gi­ão sul de Go­i­â­nia. Ela con­ta que é o pri­mei­ro dia do ano que ti­rou a rou­pa de frio do ar­má­rio. “Ves­ti mui­tos ca­sa­cos por que den­tro do ter­mi­nal de ôni­bus é mui­to frio”, fa­la. Cal­çan­do uma san­dá­lia, a do­més­ti­ca fa­la que só fal­ta­va um tê­nis pa­ra fi­car mais quen­ti­nha. “Se con­ti­nu­ar frio as­sim, vou ter que com­prar um”, brin­ca.

Lu­ci­le­ne con­ta que le­van­tou no ho­rá­rio de cos­tu­me, às 5h40. Mas, de­vi­do ao tem­po nu­bla­do e com ga­roa te­ve von­ta­de de vol­tar pa­ra a ca­ma. “Mes­mo as­sim, pre­fi­ro mui­to mais os di­as as­sim: nu­bla­do e chu­vo­so”, fa­la.

A ma­nhã de on­tem Go­i­â­nia es­ta­va co­ber­ta por ne­bli­na. E, em vá­rios pon­tos da ci­da­de uma ga­roa da­va a sen­sa­ção tér­mi­ca de mais frio. De acor­do com os ter­mô­me­tros do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­te­re­o­lo­gia (In­met), às 9 ho­ras da ma­nhã de on­tem, foi re­gis­tra­do 18,2º. O Sis­te­ma de Me­te­o­ro­lo­gia e Hi­dro­lo­gia do Es­ta­do de Go­i­ás (Si­mehgo) re­gis­trou às 5 ho­ras tem­pe­ra­tu­ra de 17,3º C. Na ma­nhã de on­tem, Si­mehgo ain­da ve­ri­fi­ca­va se ou­tro dia de 2011 os ter­mô­me­tros ti­ve­ram tão bai­xos em Go­i­ás.

A che­fe da ses­são de pre­vi­são do tem­po do In­met/Go­i­ás, Mar­la Mes­qui­ta, en­tre a úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra (2) até ho­je uma mas­sa de ar frio que es­tá so­bre a re­gi­ão Sul e Su­do­es­te do pa­ís in­flu­en­cia a que­da de tem­pe­ra­tu­ra em Go­i­ás. Mes­qui­ta ex­pli­ca que a que­da na tem­pe­ra­tu­ra é nor­mal pa­ra a atu­al es­ta­ção do ano – o ou­to­no. Nes­se pe­rí­o­do, há os­ci­la­ção da tem­pe­ra­tu­ra e da umi­da­de – no pe­rí­o­do ma­tu­ti­no mais frio e a tar­de, um tem­po mais quen­te. On­tem, se­gun­do o In­met, a umi­da­de re­la­ti­va do ar che­gou a 93%, o que ex­pli­ca a ga­roa em vá­rios pon­tos da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na.

A Su­pe­rin­ten­den­te de De­sen­vol­vi­men­to Ci­en­tí­fi­co e Tec­no­ló­gi­co do Si­mehgo, Ro­si­dal­va Lo­pes Paz ex­pli­ca que uma fren­te fria en­trou gra­da­ti­va­men­te pe­lo sul do Es­ta­do. “On­tem e ho­je se­rão mais vi­sí­veis es­sa mas­sa de ar frio”, fa­la. Ro­si­dal­va ex­pli­ca que até na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra (6), o tem­po em Go­i­ás se­rá mais fres­co. A su­pe­rin­ten­den­te com­ple­men­ta que du­ran­te es­ses di­as há pos­si­bi­li­da­de de chu­vas es­pas­sas pe­lo Es­ta­do, em es­pe­ci­al na re­gi­ão cen­tro sul de Go­i­ás.

Com ape­nas uma blu­sa fi­na de frio, a re­cep­cio­nis­ta Elai­ne Al­ves Men­don­ça, 25, le­va­va o fi­lho Pau­lo Ne­to, de dois anos ao mé­di­co na ma­nhã de on­tem. Mãe e fi­lho saí­ram do se­tor Cam­pus Dou­ra­do e an­da­vam no cen­tro de Go­i­â­nia. “Foi mais di­fí­cil le­van­ta-lo por cau­sa da ma­nhã fria”, re­la­ta. Elai­ne abra­ça­da com o me­ni­no pa­ra es­quen­tá-lo con­ta que sen­tiu frio pe­la ma­nhã, mas não ima­gi­nou que se­ria tão in­ten­so. “Mes­mo com es­sa blu­sa, acho que es­tou des­pre­ve­ni­da pa­ra es­se frio”, fa­la. (Fonte: O Hoje. 04 de maio/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário