quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comissão avalia preparo de brasileiros para tsunami


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje audiência pública para avaliar a possibilidade de ocorrerem catástrofes naturais de grandes proporções no Brasil, a exemplo do recente tsunami no Japão, e o preparo da sociedade brasileira para enfrentar um evento dessa dimensão.

O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Bruno Araújo (PDSB-PE), e pelo deputado Silas Câmara (PSC-AM). Segundo Bruno Araújo, pelo menos três áreas do Atlântico são apontadas como eventuais focos de eventos que poderiam afetar o Brasil: o Banco de Gorringe (formação submarina ao largo de Portugal, provável epicentro do terremoto de Lisboa), as Ilhas Canárias (com pelo menos três vulcões ativos) e as Ilhas Sandwich do Sul, na região da Antártida.

“Embora a probabilidade de um evento de tais proporções seja pequena, preocupa-nos o fato de que o Brasil tenha uma parte significativa da população concentrada na costa e não possua qualquer sistema de alerta e de movimentação dessas pessoas, se um evento de tal natureza vier a ocorrer”, afirmou.

Ele disse também que o acidente na usina nuclear de Fukushima serve de alerta para o Brasil, pois as usinas nucleares brasileiras também ficam no litoral (Angra dos Reis). (Agência Câmara de Notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário