segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Código Florestal e a devastação no Araguaia

Um dos pontos mais polêmicos da proposta de mudanças no Código Florestal que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado é a Emenda 164, proposta pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Em linhas gerais, ela trata da questão de áreas de preservação permanente (APPs), reservas legais (RLs) e do papel nos Estados com relação a esses dois itens citados.

Uma preocupação com relação à Bacia do Araguaia, por exemplo, é que a situação verificada por estudo realizado por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), mostrada ontem no POPULAR, seja consolidada da maneira como está. Segundo o estudo, quase metade da vegetação permanente foi desmatada. Pior ainda, há a preocupação de que o desmatamento esteja sendo acelerado justamente por conta da aproximação de uma possível aprovação do novo Código Florestal.

A emenda de Paulo Piau possibilita a consolidação de plantações e pastagens em APPs e RLs feitas até junho de 2008 até que o governo estabeleça os critérios para definir o que será mantido nas áreas afins. (Jornal O Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário