sexta-feira, 3 de junho de 2011

Parque das Emas será reaberto neste final de semana

Depois de nove meses fechado, o Parque Nacional das Emas, que completa 50 anos em 2011, será reaberto à visitação pública no domingo (Dia do Meio Ambiente). A unidade de conservação foi interditada no ano passado por causa de um grande incêndio, que consumiu mais de 93% dos seus 132 mil hectares e matou muitos animais, como tamanduás (bandeira e mirim), queixadas e até veados.

Na reabertura da unidade, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assina um acordo com uma empresa de energia (ETH Bioenergia) para favorecer a recuperação da área. O acordo prevê investimentos na ordem de R$ 500 mil na recuperação de trilhas e no incremento do plano de contingência e combate a incêndios na unidade.

Além do isolamento geográfico, por ser uma ilha de vegetação nativa em meio a um mar de plantações e pastagens, as queimadas representam sérios riscos à unidade de conservação. O fogo é um inimigo sempre presente no cotidiano no Parque Nacional das Emas, especialmente nos meses mais secos do ano (de maio até setembro). O incêndio do ano passado foi o mais devastador dos últimos 20 anos.

Apenas as margens de córregos e rios que cortam o parque e uma pequena parcela no limite sul da unidade não foram atingidos pela queimada. A última grande queimada tinha sido registrada em 1994, quando a quantidade de animais mortos foi muito superior.

Localizado no extremo Sudoeste Goiano (a cerca de 550 quilômetros de Goiânia), o parque tem em sua área todas as formações de Cerrado, além de registrar espécies endêmicas, algumas (de fauna) ameaçadas de extinção. (O Popular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário