sexta-feira, 8 de julho de 2011

Contaminação por chumbo na Bahia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho para averiguar, diagnosticar e propor solução para a contaminação por chumbo e outros metais pesados no município de Santo Amaro da Purificação (BA).

Instalada em 1960, a Companhia Brasileira do Chumbo (Cobrac) era uma subsidiária da empresa francesa Metaleurop, que é a maior produtora de chumbo do mundo. A planta foi construída às margens do rio Subaé para fundir chumbo, trazido de minas do interior do estado. A empresa chegou a produzir 30 mil toneladas de chumbo/ano ( 5% da produção mundial).

Quando fechou as portas, em 1993, a companhia havia comercializado 900 mil toneladas de chumbo. “A Metaleurop deixou uma herança maldita para os moradores de Santo Amaro: 3 milhões de toneladas de rejeitos contaminados, incluindo metais pesados, como o cádmio, e mais 300 mil toneladas de escória com alta concentração de chumbo”, afirma Sarney Filho.

O parlamentar acrescenta que, armazenada a céu aberto, a escória foi levada pelos ventos, entrou na alimentação dos animais domésticos, foi lançada em quintais, despejada no rio Subaé, usada como aterro nas estradas ou simplesmente espalhou-se pelas ruas e praças.

“Por conta dessa exposição permanente ao chumbo e metais pesados, milhares de pessoas apresentam elevados índices de contaminação, e a cidade apresenta a maior concentração de chumbo por habitante no planeta”, lamenta o deputado. (Agência Câmara de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário