terça-feira, 4 de setembro de 2012

Lixo nas calçadas do Setor Bueno em Goiânia


Os pedestres que caminham por bairros nobres de Goiânia têm se surpreendido com uma questão ao mesmo tempo preocupante e desagradável. Calçadas em frente a grandes edifícios têm se transformado temporariamente em depósitos a céu aberto de lixo doméstico. Em muitas delas, os sacos com os resíduos são amontoados na próprio passeio público, causando mau cheiro e desconforto à população.

A reportagem do POPULAR percorreu ruas e avenidas de bairros nobres ontem e constatou que o problema ocorre com incidência no Setor Bueno, uma das áreas mais adensadas da capital. Muitas calçadas por onde passam, todos os dias, centenas de pessoas a caminho de escolas, do trabalho, de prédios localizados próximos e de estabelecimentos comerciais, estão repletas de sacos de lixo. Em função disso, o espaço reservado para a passagem de pedestres é extremamente reduzido. Os transeuntes são forçados, não raro, a passar pelo asfalto.

O presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi), Marcelo Baiocchi Carneiro, informa que a legislação municipal determina que o lixo produzido por moradores de prédios sejam acomodados em recipientes. Se possível, tais contêineres devem ser colocados dentro da área do imóvel, na divisa com o passeio público.

O diretor de Coleta da Companhia Municipal de Organização de Goiânia (Comurg) , Ailson Alves da Costa, informa que o disposição de lixo em calçadas por muitas horas antes da passagem dos caminhões constitui infração. O recolhimento dos sacos com resíduos domésticos, conforme diz, é feito durante o dia, à noite e durante a madrugada. (O Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário