quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O ar de Goiânia está mais poluído neste mês


Segundo informações da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) o ar de Goiânia está mais poluído neste mês de setembro. A constatação se deu através de levantamento feito semanalmente na capital pela Gerência de Monitoramento Ambiental do órgão, que aferiu valores sobre a quantidade de partículas em suspensão no Centro de Goiânia. Conforme a medição, setembro teve um valor recorde em comparação com os outros meses do ano.
A medição é feita pela SEMARH toda semana na Praça do Trabalhador e na Praça Cívica, locais onde estão instalados os aparelhos que realizam a amostragem de grandes volumes de partículas, utilizados de acordo com determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O maior valor - 180,65 microgramas de partículas sólidas por metro cúbico de ar - foi encontrado no dia 3, índice muito acima da média anual estabelecida pelo Conama, que é de 80 microgramas.
De acordo com o gerente de monitoramento ambiental da SEMARH, Armando Melo e Santos, durante o período seco os poluentes têm dificuldade de se dissipar. “A baixa umidade faz com que as partículas poluidoras se concentrem no ar. Esse tom acidentado que enxergamos no céu nesta época é essa poluição presente no ar”, destaca. As queimadas, muito comuns nesse período, contribuem para o aumento da poluição.
As partículas concentradas no ar são constituídas por poeira, fumaça e qualquer outro material líquido ou sólido suspenso na atmosfera. As fontes de emissão desses poluentes, segundo Armando Melo, são os veículos automotores, os processos industriais e as queimadas.

Fonte: O Popular 20/9/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário