quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Visitantes do Zoológico de Goiânia terão regras para comida e objetos



Período eleitoral tem suas vantagens.... Finalmente, os visitantes do Parque Zoológico de Goiânia poderão ter de se adaptar a novas regras em suas visitas ao zoológico. Hoje foi anunciada uma providência que chega com muuuuitos anos de atraso. A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA)  finalmente vai discutir e propor mudanças aos frequentadores do local. Será discutida a entrada de alimentos e objetos como celulares, apitos e outros aparelhos sonoros, inclusive brinquedos. Uma comissão formada por quatro funcionários da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) foi criada pela Prefeitura para discutir como as pessoas deverão se comportar no local para, principalmente, não causar estresse aos animais.
O grupo terá 40 dias para elaborar um relatório. A princípio, não há intenção de limitar o número de visitantes ao zoo. A principal preocupação é normatizar a entrada de alimentos. Há uma tentativa de definir que os alimentos dos tradicionais piqueniques sejam restritos a alguma área, em que não haveria bichos. Dessa forma, aqueles visitantes que entrassem com alimentos teriam de ficar nesse local até que a comida fosse consumida.
Outro problema a ser analisado pela comissão é sobre a entrada de objetos que provocam barulho ou que chamam a atenção dos animais, como apitos, buzinas e celulares. A justificativa é pela manutenção do bem-estar dos bichos.

As primeiras reuniões já se iniciaram e o procedimento será interno, ou seja, sem a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama) ou do Ministério Público Estadual. “Quando estivemos lá presenciamos crianças jogando chicletes aos animais, por exemplo, mas vamos esperar a definição do trabalho, ouvir a Amma e só depois nos posicionarmos”, argumenta a coordenadora substituta de Fauna do Ibama, Cristiane Borges Miguel.
O assessor jurídico da Amma, José de Moraes, diz que a comissão vai seguir rigorosamente os critérios que eram previstos antes da reabertura do parque, formatados tanto pelo Ibama quanto pelo MP, sob a mesma justificativa de resguardas os animais confinados no parque.

Fonte: O Popular 20/9/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário