quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lixões em Goiás

A situação dos municípios do Estado de Goiás no tocante à gestão de resíduos sólidos é gravíssima. Dos 246 municípios apenas oito possuem um aterro sanitário e desses oito um deles já voltou à condição de "lixão". Vejamos o que nos diz o jornal HOJE de 22 de agosto de 2011:

Um aterro sanitário construído para armazenar o lixo produzido por pelo menos 98 mil habitantes de forma correta volta à condição de um mero lixão. Foi isso que aconteceu na cidade de Trindade – município que integra a região metropolitana de Goiânia – e, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos
Hídricos (Semarh), é isso que ocorre nos outros oito municípios goianos que têm
aterro sanitário. O motivo seria a falta de gestão ambiental.

Em Trindade, a situação é ainda pior. O lixo depositado de forma incorreta pegou
fogo na quinta-feira (11). Nove dias depois, o lugar ainda apresenta pequenos
incêndios em locais isolados. Uma nuvem altamente tóxica cobre o terreno,
situação essa que não impede a presença de urubus sob os resíduos depositados
recentemente. A Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), inclusive, instaurou
inquérito e indiciou o prefeito Ricardo Fortunato.

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), realizada em 2010, o Centro-Oeste é a região que mais descarta resíduos sólidos em lixões. Neste mesmo ano houve coleta de 13,9 mil toneladas de lixo urbano por dia na região. Destes, 71,2% tiveram como destino final os lixões e aterros, como os de Goiás, que não impedem a contaminação do meio ambiente.

Mesmo com a situação agravante na região que engloba Goiás, um total de 135 municípios, dos 237 que não possuem aterro sanitário, ainda não deu entrada no pedido de construção dos aterros junto à Semarh.

O último levantamento feito em abril pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público relata que dos 135 municípios investigados, que possuem Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), 43 ainda não tomaram nenhuma providência para adequar à situação. O Ministério Público exige das prefeituras a regularização dos lixões. Várias medidas já foram tomadas para intensificar a conscientização e acelerar o processo. O CAO do Meio Ambiente informou que encaminhou material sobre adequação dos lixões para a promotoria de cada município.
Qual será a desculpa dos prefeitos? Qual será a desculpa dos secretários municipais responsáveis por esse problema? como a população encara esta situação? E se a população cobrasse veementemente uma solução para a questão como o/a prefeito/a solucionaria o problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário