quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PROJETO CATA-TRECO ATENDE 200 LIGAÇÕES EM UMA SEMANA DE ATUAÇÃO

03/08/2011 11:43
Autor: Mariana Moraes


Projeto é um sucesso. Por dia, a Comurg recebe uma média diária de 28 ligações solicitando o recolhimento dos bens domésticos inservíveis


A preocupação com a qualidade de vida da população e com a preservação do meio ambiente faz com que a Prefeitura de Goiânia promova, constantemente, ações de cunho ambiental. Um dos projetos que caracterizam essa meta é o recém lançado Cata-Treco que visa a recolher bens domésticos inservíveis (BDIs) – sofás, móveis, eletrodomésticos etc – e dar a eles uma destinação ecologicamente correta, além de promover o aumento da renda dos membros das cooperativas conveniadas ao Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS).

Com apenas uma semana de atuação, o sistema de teleatendimento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu 200 ligações solicitando os serviços do Cata-Treco, telefonemas que começaram a acontecer logo após o lançamento do Projeto, no dia 26 de julho. Segundo o presidente da Comurg, Luciano Henrique de Castro, esse sucesso se deve à boa adesão da comunidade, que demonstra uma preocupação cada vez maior com a cidade e o meio ambiente.

"Ficamos muito contentes em saber que as pessoas aderiram ao Projeto e que além de esses materiais não serem mais jogados em lotes baldios e córregos, eles serão reaproveitados e utilizados pelas cooperativas de materiais recicláveis". Cerca de 300 famílias integram as 12 cooperativas ligadas ao PGCS. Essas pessoas poderão aumentar sua renda com o projeto Cata-Treco.

O que mais impressiona nesta ação é a qualidade e variedade dos materiais descartados. Já foram recolhidos sofás novos, computadores com bom funcionamento e até aparelhos de ginástica, como bicicletas ergométricas. Visando à divisão igualitária entre as 12 cooperativas conveniadas ao PGCS, a Comurg estuda junto com as cooperativas uma forma justa para realizar essa distribuição entre os associados. As primeiras entregas serão feitas em breve.

Funcionamento
As pessoas que possuírem em casa esse tipo de material e que queiram fazer o descarte de forma correta devem entrar em contato com a Comurg, pelos telefones 3524-8555 ou 0800-646-0156. A coleta é agendada e o caminhão Cata-treco passa na residência do interessado para recolher o material, que é encaminhado ao centro de triagem no Aterro Sanitário. Depois de devidamente separados, os móveis e eletrodomésticos, sucatas e outros inservíveis são doados às 12 cooperativas conveniadas ao PGCS para que possam ser utilizados da maneira mais benéfica, sendo por reaproveitamento ou venda.

Exemplo
Apesar de o projeto ser novidade, o reaproveitamento de móveis e eletrodomésticos descartados é feito há 40 anos pela escritora ambientalista Rosa Brandão. Com os seus 71 anos, ela explica que se sente útil quando realiza reformas em móveis. "Pego meu martelo, minha furadeira, meu machado e minha serra e reformo ou transformo vários objetos que encontro no lixo. Esse é o meu passatempo favorito e que faz bem até para a minha saúde, pois me sinto útil e ativa", explica Rosa. Ela conta que 16 peças da sua casa foram feitas desta forma, entre as quais, um criado mudo, quadros, prateleiras e armários.

Assim que viu nos jornais a notícia do lançamento do Projeto Cata-Treco, Rosa Brandão fez questão de ligar na Comurg para contar sua experiência. "Se todas as pessoas fizessem como a dona Rosa, não geraríamos tanto lixo", observa Luciano de Castro. O presidente da Comurg lembra que em Goiânia, são produzidas 320 mil toneladas de lixo por ano, o que corresponde a cerca de um quilo de lixo por dia, por habitante. "É muito. Precisamos diminuir essa quantidade para minimizarmos o impacto desses resíduos sobre o meio ambiente."

PARA ACIONAR O CATA-TRECO, LIGUE 3524-8555