terça-feira, 2 de agosto de 2011

Proposta permite que presos trabalhem em projetos ambientais

Agência Câmara de Notícias

2/8/2011



A Câmara analisa o Projeto de Lei 633/11, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que permite o emprego de presos do regime fechado em projetos ambientais. A contratação será feita por convênio entre a autoridade penitenciária e órgãos públicos, instituições de ensino ou outras entidades dedicadas à preservação do meio ambiente.

Atualmente, a Lei de Execução Penal (7.210/84) apenas autoriza o trabalho externo de condenados em regime fechado na execução de serviços ou obras públicas. Os presos devem ser no máximo 10% do total de empregados.

“A Constituição garante a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Por outro lado, a Lei de Execução Penal traz a previsão de trabalho para o apenado. Desse modo, é perfeitamente compatível convergir o espírito da Carta Magna com o da Lei de Execução Penal”, disse Lucena. Segundo ele, a proposta se baseia “nos princípios fundamentais que regem o Estado brasileiro: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho”.

A proposta é idêntica ao PL 3394/08, do ex-deputado Dr. Talmir (SP), que foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário