terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Atuação do governador da Califórnia na questão ambiental

A solução de problemas ambientais depende da adoção articulada de atitudes práticas das pessoas, das instituições públicas e privadas e dos governos. Cada um destes sozinho pode muito pouco no resultado final, mas trabalhando articulados o resultado pode ser extraordinário.
O Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger tem tido uma atuação no tocante às questões ambientais digna de ser imitada pelas autoridades governamentais que atuam nos níveis regionais e locais (governadores e prefeitos). Nessa última conferência da COP 16 a ausência de governadores e prefeitos brasileiros foi notada pelo Deputado Estadual Thiago Peixoto que participou da referida Conferência, como um fato lamentável.
Em 27 de setembro de 2006, o governador Schwarzenegger assinou uma proposta de lei criando a primeira regulamentação da nação sobre as emissões de gases do efeito estufa. A lei estabelece novas regulações sobre a quantidade de emissões de utilitários, refinarias e fábricas que é autorizada a liberar à atmosfera.

Depois Schwarzenegger assinou o segundo projeto de lei sobre o aquecimento global, que proíbe utilitários e grandes corporações na Califórnia de fazerem contratos de longo prazo com fornecedores que não atendem às regulamentações do estado sobre a emissão de gases causadores do efeito estufa. As duas propostas são parte de um plano para reduzir as emissões da California a 25% dos níveis de 1990 em 2020. Em 2005, Schwarzenegger emitiu uma ordem executiva, querendo reduzir os gases do efeito estufa a 80% dos níveis de 1990 em 2050.

Schwarzenegger assinou uma outra ordem executiva em 17 de outubro de 2006 permitindo a Califórnia trabalhar com a Iniciativa de Gás do Efeito Estufa Regional do Nordeste. Eles planejam reduzir as emissões de dióxido de carbono através da emissão de uma quantidade limitada de crédito de carbono para cada estação de força nos estados participantes. Cada estação de força que exceda às emissões da quantidade de crédito de carbono terá de comprar mais créditos para cobrir a diferença. É previsto que o plano entre em vigor em 2009.
Além de usar seu poder político para lutar contra o aquecimento global, o governador deu passos em sua casa para reduzir a sua emissão de carbono pessoal. Schwarzenegger adaptou um de seus Hummers para movimentar-se a hidrogênio e outro para funcionar a base de biocombustíveis. Ele também instalou painéis solares para aquecer sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário