sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Petrobras é condenada a pagar indenização por danos ambientais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira que a Petrobras foi condenada pelo vazamento de resíduos poluidores da REDUC (Refinaria de Duque de Caxias).
Segundo o MP, a 2ª Vara Cível de Caxias fixou em R$ 6 milhões a indenização, valor que será recolhido para o fundo estadual do meio ambiente.
De acordo com a Promotoria, a decisão beneficia cerca de 10 mil moradores atingidos em um raio médio de 15 quilômetros do local do vazamento, que deverão receber indenizações a partir de 50 salários mínimos.

"O dano ambiental foi causado por um problema técnico no interior da REDUC, registrado no dia 13 de junho de 2001 na Unidade de Craqueamento Catalítico". O problema gerou a paralisação total do sistema no dia 14, quando ocorreu um vazamento de enormes proporções, liberando cerca de 140 toneladas de poluentes na atmosfera pelo rompimento do chamado Ciclone Primário do Regenerador", informa em nota.

A Petrobras informou que "ainda não foi notificada e, uma vez notificada, tomará as medidas cabíveis para recorrer da decisão".
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário