segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Goiás está ficando para trás em relação a discussão ambiental

Em entrevista publicada no último domingo, dia 19, pelo Jornal Opção, o deputado federal eleito Thiago Peixoto detalhou os bastidores e os acordos da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas (COP 16) no México. O parlamentar também criticou a falta de participação e a pouca discussão do tema em Goiás.

Ele afirmou que Goiás está ficando para trás em relação à discussão ambiental. Ele afirma ainda que a questão ambiental é um tema que facilmente mobiliza a sociedade, mas que, em Goiás, há um distanciamento do que existe de mais moderno e contemporâneo no mundo. Por exemplo, nas COPs (conferências da ONU sobre mudanças climáticas), é muito comum ter a presença de governos locais, de Estados e municípios. Mas Goiás não tem participação nenhuma nisso.

Ele abordou ainda a questão da poluição provocada pelo trânsito: "O principal gerador de poluição no centro urbano é o combustível fóssil. Então, uma política de preservação ambiental e de mudança climática precisa considerar, de forma imediata, as questões do trânsito. Hoje, em Goiânia, temos uma desproporção com relação a veículos. Temos aproximadamente 1,3 milhão de habitantes e 1 milhão de carros. Não temos nada de relevante acontecendo para
substituir isso. O grande desafio de Goiânia e de outras cidades é deixarem de ser projetadas para os carros e passarem a ser projetadas para as pessoas." (Jornal Opção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário